Doutor-Hernia-Xanxere
Até dezembro, será inaugurado um total de 15 clínicas de reabilitação não-cirúrgica de coluna vertebral e hérnia de disco no estado de São Paulo. A Doutor Hérnia, rede que soma 215 clínicas em funcionamento e em fase de implantação, cresceu 63% no estado neste ano, inaugurando mais de uma unidade franqueada por mês. “Já são 39 clínicas no estado, mas ainda pretendemos chegar a outros 50 municípios paulistas”, diz André Pêgas, cofundador da marca e franqueador.
Em 2024, as 15 clínicas em São Paulo foram inauguradas em: Araraquara, Taubaté, Franca, Dracena, Jaú, Praia Grande, Olímpia, Guarujá, Botucatu, Avaré, Bragança Paulista, Limeira, São José dos Campos, Sumaré e a primeira na capital paulista, no bairro da Moóca.
A Doutor Hérnia está presente em todo o país e em São Paulo a expansão se deu com bastante intensidade neste ano. “O paulista é um povo empreendedor e nosso negócio performa muito bem em todo o Sudeste. Temos forte presença também nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde crescemos 120% e 70,59% neste ano, respectivamente”, completa o franqueador.
Negócio de operação simplificada
Laudelino Risso, sócio de Pêgas, lembra que praticamente 70% dos franqueados da Doutor Hérnia têm mais de uma clínica, com alguns acumulando oito ou nove franquias da marca. “Nossa intenção é, realmente, ter uma rede de multifranqueados. Então, criamos uma metodologia de trabalho simples e muito eficiente”, diz Risso.
Em termos de serviços prestados aos pacientes, a Doutor Hérnia desenvolveu uma metodologia que permite a reabilitação dos casos de hérnia de disco em 97%, significando que esse percentual de pacientes atendidos não é encaminhado para cirurgia de hérnia de disco após o tratamento oferecido nas clínicas Doutor Hérnia. “Além dessa notícia ser excelente para o paciente, que não precisa passar por cirurgia, é bom para o sistema de saúde, que não fica sobrecarregado; para os planos de saúde, que têm custos reduzidos; e para as empresas, que têm menos afastamentos do trabalho. É bom para todo mundo”, enfatiza Risso.
E essa metodologia foi formatada para ser aplicada por fisioterapeutas em todas as clínicas Doutor Hérnia, após treinamento oferecido pela franqueadora. “As equipes dos franqueados passam pela capacitação da franqueadora e atendem com nosso método exclusivo, então, todas as unidades franqueadas oferecem o mesmo padrão de tratamento”, diz André Pêgas.
Já o dia a dia do negócio é simplificado pelo uso de um programa também exclusivo, que permite a gestão financeira, de pacientes e de colaboradores. “Tudo é organizado para que o franqueado possa operar à distância, visitando suas unidades franqueadas uma vez por semana, quando ele tem várias franquias e supervisores ou gerentes”, comentam os sócios.
Perspectivas para o estado de São Paulo
A ideia da Doutor Hérnia é a de chegar a mais 50 cidades em São Paulo nos próximos dois anos, a exemplo da capital, onde cabem muitas unidades franqueadas devido ao tamanho da população, em municípios da Grande São Paulo, como Osasco, Guarulhos, Cotia, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Diadema, Barueri, Carapicuíba e Mogi das Cruzes, dentre outros, e em cidades do interior, como Araras, Campinas, Guaratinguetá e Pindamonhangaba.
“Não temos concorrentes diretos, o investimento em uma unidade franqueada é muito acessível, o custo operacional é baixo e a lucratividade é alta”, comenta Risso, que completa que, para ser franqueado, não é necessário ser fisioterapeuta. “Apenas 40% de nossa rede é composta por investidores que são formados em Fisioterapia. Os demais são empresários que investiram no segmento por encontrarem nele uma boa oportunidade de negócio”, garante Risso.
O franqueado investirá entre R$ 130 mil (valor de uma micro franquia) e R$ 160 mil, já com a taxa de franquia e o capital de giro incluídos, e precisará de apenas três colaboradores para iniciar a operação.
Os custos operacionais são relativamente baixos, o que proporciona alta lucratividade: a marca calcula o retorno líquido da operação acima dos 50%.
Perfil Marca: Dr. Hérnia Tipo de negócio: Ano da fundação: 2013 Início da franquia no Brasil: 2013 Total de unidades no Brasil: 2 próprias e 213 franqueadas Investimento inicial: de R$ 130 mil a R$ 160 mil (incluindo a taxa de franquia, capital de giro e estoque inicial) Taxa de franquia: R$ 90 mil Capital de giro: De R$ 25 mil Royalties: De R$ 2,5 mil a R$ 3,5 mil (equivalente a um tratamento longo) Taxa de publicidade: Não temos Área mínima: 60 m2 Nº de funcionários: De 3 a 6 Faturamento bruto: média de R$ 60 mil Lucro líquido: 50% Prazo de retorno: até 7 a 9 meses Prazo de contrato: 5 anos Apoio ao franqueado: Orientação na escolha do ponto comercial; treinamento operacional ao franqueado e equipe; manuais de gestão; consultoria técnica administrativa, financeira e operacional, software de gestão, fornecedores homologados. Telefones: (45) 98813-0743 e (45) 99907-0689 E-mail: adm@doutorhernia.com.br/ marketing@doutorhernia.com.br Site: www.doutorhernia.com.br |