A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da equipe do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, publicou nesta semana a edição nº 51 do InfoNASF. O material é um informativo importante com orientações para a população, sendo fixados em locais de grande circulação, em especial, nas unidades de saúde.
A edição destaca o trabalho realizado pelo CADIP – Centro de Atendimento as Doenças Infecto Contagiosas e Parasitárias, com relação à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Desde o início do mês, a campanha ‘Dezembro Vermelho’ intensifica as ações de orientação, inclusive com informações apresentadas pelo médico infectologista Drº Maurício Favaleça.
A campanha foi instituída em 2017 e marca a grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV/AIDS no sentido de prevenção, assistência e proteção dos direitos da pessoa com HIV. No Brasil, de acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde de 2023 foram notificados, até a última semana, 20.237 casos de infecção pelo HIV – sendo que a maioria é de pessoas da região Sudeste.
Atualmente no CADIP de Fernandópolis, são 440 pacientes em tratamento, incluindo dos 13 municípios que pertencem ao CISARF. O médico destaca que “há tratamento disponível com medicamentos antirretrovirais para diagnosticados com HIV. Em caso de dúvidas ou exposição ao vírus, orienta-se que as pessoas procurem imediatamente a Unidade de Saúde ou CADIP, para a realização de testes gratuitos. O CADIP também oferece a profilaxia pré-exposição, que deve ser combinada com outras formas de prevenção”, ressalta Favaleça.