A Câmara Municipal de Guarani D’Oeste sediou, na última quarta-feira, dia 24 de junho, a Plenária Municipal de Saúde. O encontro funcionou como um espaço de debate e construção coletiva focado na melhoria do Sistema Único de Saúde, o SUS, servindo também como uma etapa preparatória obrigatória para a 10ª Conferência Estadual e para a 18ª Conferência Nacional de Saúde. Durante a reunião, os participantes analisaram e discutiram quatro grandes eixos temáticos que envolveram assuntos urgentes da atualidade, tais como a participação do cidadão nas decisões públicas, o financiamento do sistema de saúde, os impactos das emergências climáticas, o cuidado integral com o paciente e a justiça socioambiental.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Dorival Helena e registrou uma expressiva participação de moradores, trabalhadores do setor da saúde, conselheiros e gestores públicos. Juntos, os diferentes setores da sociedade civil puderam compartilhar pontos de vista, trocar ideias e sugerir melhorias práticas baseadas na realidade do municÃpio, com o objetivo de gerar propostas que possam ser aplicadas tanto no estado de São Paulo quanto em todo o paÃs.
Ao término das discussões, o público presente aprovou as diretrizes finais que vão guiar o posicionamento do municÃpio nas próximas fases dos encontros de saúde. Para garantir que essas ideias sejam defendidas com propriedade, a plenária realizou a eleição dos delegados que representarão oficialmente Guarani D’Oeste nas etapas estadual e nacional. Os escolhidos para a missão foram Marcelo Silva dos Santos, Marco Antonio da Silva Florian, Diana Calegari Diogo, Leonice Santina de Oliveira Kumabe, Rosangela Aparecida Rodrigues Ambrozio Oliveira, Tiago Diogo Domiciano e Wuendrios Nunes.
O engajamento de todos os envolvidos reforçou a importância do controle social na saúde pública. O resultado do encontro demonstrou que o fortalecimento do SUS depende do diálogo constante entre a comunidade e os governantes, assegurando um compromisso mútuo para a construção de um atendimento médico que seja mais justo, acolhedor, eficiente e acessÃvel para toda a população.