Variedades

Sabesp inova no saneamento e adota cachorros-robôs para vistorias perigosas

A chegada dos robôs faz parte de uma grande modernização tecnológica impulsionada pela privatização da empresa, ocorrida em 2024.


por Canal Dez
25/06/2026 às 14:44
Sabesp inova no saneamento e adota cachorros-robôs para vistorias perigosas
A Sabesp se tornou a primeira empresa de saneamento básico do país a utilizar cachorros-robôs em suas operações diárias. Batizados de DOM, esses dispositivos eletrônicos são controlados à distância e têm a missão de entrar em tubulações, galerias e canais subterrâneos. O objetivo principal da tecnologia é proteger os funcionários, evitando que técnicos precisem se expor a ambientes perigosos onde há risco de falta de oxigênio, vazamento de gases tóxicos ou até mesmo o ataque de animais peçonhentos, como cobras e escorpiões.

O robô DOM funciona por meio de baterias recarregáveis e consegue trabalhar por até duas horas seguidas sem interrupção. Monitorado remotamente por engenheiros de segurança do trabalho e profissionais treinados, o “cão mecânico” é equipado com câmeras de alta definição, um sistema potente de iluminação e sensores especiais capazes de farejar gases invisíveis no ar. A tecnologia é a mesma já utilizada globalmente em operações militares, policiais e industriais devido à sua alta resistência. O equipamento exige pouca manutenção, necessitando apenas de revisões eletrônicas básicas e da troca de peças que se desgastam com o uso, como as borrachas das patas.

Até o momento, o robô já concluiu com sucesso cinco inspeções desafiadoras, enfrentando cenários com lama, água acumulada, poeira e restos de construção. A sua missão mais recente aconteceu nas obras da Travessia Subaquática Santos-Guarujá. Esse projeto histórico está na reta final e vai transportar 500 litros de água tratada por segundo de Santos para o Guarujá, ajudando a acabar com os problemas de falta de água na região litorânea. Os bastidores desse trabalho inovador no litoral paulista foram registrados de perto pelas equipes de comunicação do governo estadual e disponibilizados em suas redes sociais.

A chegada dos robôs faz parte de uma grande modernização tecnológica impulsionada pela privatização da empresa, ocorrida em 2024. O novo plano do Governo de São Paulo prevê investimentos de R$ 260 bilhões até o ano de 2060, sendo que R$ 70 bilhões desse total serão aplicados até 2029 para garantir água e esgoto para quase toda a população. Para se ter uma ideia do ritmo acelerado das melhorias, somente no ano passado a companhia investiu R$ 15,2 bilhões em infraestrutura, um valor recorde que representa mais que o dobro do que vinha sendo gasto nos anos anteriores.

Essas verbas bilionárias estão se transformando em benefícios reais para a população por meio do programa estadual Na Rota da Água, que acompanha mais de mil canteiros de obras espalhados pelo território paulista. Desde que passou a ser administrada pela iniciativa privada, a Sabesp já conseguiu levar água tratada para mais de 2 milhões de pessoas e conectou os serviços de esgoto na casa de outras 4,3 milhões de famílias. Entre os projetos já entregues e em andamento estão melhorias profundas em redes de abastecimento e novas estações de tratamento em cidades da Grande São Paulo, como Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Caieiras, Francisco Morato e Franco da Rocha.