A alimentação saudável é um dos grandes desafios da vida moderna. “Desembalar menos e descascar mais” tem sido uma expressão bastante utilizada como forma de apelo às pessoas, para que se atentem aos hábitos saudáveis. Esse é o objetivo do projeto Super Chef, que chega quatro cidades do estado de São Paulo, entre os dias 14 e 17/08, com apresentações teatrais para escolas da rede pública. As ações são voltadas para crianças entre 5 e 12 anos. A peça escolhida para essa edição do projeto é “O Mistério do Livro de Receitas”, que conta a história de Manoela, uma menina de 9 anos que adora brincar de cozinhar e testar receitas mirabolantes, e vai descobrir de onde vem os alimentos.
As crianças estão no foco da preocupação com a alimentação saudável, já que uma em cada dez crianças brasileiras de até cinco anos de idade está acima do peso. É o que conclui o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), realizado no Brasil entre os anos de 2019 e 2020. A pesquisa avaliou o estado nutricional de 14,5 mil crianças em 123 municípios brasileiros e apontou, ainda, que apenas 39% delas se alimentam na frequência recomendada para a faixa etária e 89% delas consumiram alimentos ultra processados na véspera da pesquisa. O número chama a atenção para uma realidade preocupante no país e evidencia a necessidade de uma mudança de hábitos entre as famílias. E é justamente o que propõe o Projeto Super Chef, ao levar para a rede pública de ensino peças teatrais que reforçam a importância dos bons hábitos alimentares e de práticas saudáveis de vida. A ideia é que essas crianças reflitam mais sobre a escolha dos alimentos no dia a dia, compreendendo a importância da conservação deles e até mesmo do cultivo de hortas caseiras.
“O Projeto Super Chef busca discutir as questões relacionadas à alimentação saudável respeitando o interesse das crianças pelos alimentos, de forma que tenham autonomia para decidir pela melhor opção, compreendendo a importância nutricional de cada alimento escolhido. Para isso, a peça teatral é fundamental na sensibilização das crianças. Pelo menos 10 sessões estão previstas nesta edição do Super Chef, que deve passar por 4 cidades do estado de São Paulo, recebendo o patrocínio da Nutrien”, explica Diego Borges, Especialista de Sustentabilidade da Nutrien.
Sobre o Projeto Super Chef:
O Projeto Super Chef vai percorrer 2 estados brasileiros, levando a conscientização sobre alimentação saudável e os perigos da desnutrição e obesidade para crianças entre 5 e 12 anos. O projeto é executado pela Lei de Incentivo à Cultura – PRONAC, do Governo Federal e faz parte de uma sequência anual de projetos que a MR2 Cultural e a Think Projetos vêm desenvolvendo pelo Brasil com esse tema, iniciando em 2018 com o Transformar-te 2018; Semear, 2019/2020; Experiência Chef- 2021/2022; Super Chef – 2022.
Serviço:
Projeto Super Chef chega ao estado de São Paulo com peças teatrais gratuitas
Data: 14/08
Local: Ituvereava/SP – AFMI – Associação dos Funcionários do Município de Ituvereava – Rua José Cavalari, 420 – Jd. Regina Ribeiro dos Santos
Horário: 8 e 10 horas (teatro) / 14 e 16 horas (teatro)
Data: 15/08
Local: Olimpia/SP – EMEB Dona Luiza Seno de Oliveira – Rua Theodomiro Joaquim Bitencourt, 425 – Jardim Paulista
Horário: 10 horas (teatro) e 14 horas (teatro)
Data: 16/08
Local: São José do Rio Preto/SP – Escola Municipal Prof. Regina Mallouk – Estrada Pastor Dr. José Perozin – Estância Bosque Verde
Horário: 10 horas (teatro) e 14 horas (teatro)
Data: 17/08
Local: Catanduva/SP – Teatro Municipal Aniz Pachá – Rua Quatorze de Abril, 50 – Jardim do Bosque
Horário: 10 horas (teatro) e 14 horas (teatro)