Variedades

Em edição histórica, Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama alcança maior público dos últimos 10 anos

Com recorde de inscritos nos últimos anos, evento arrecada recursos para tratamentos oncológicos pelo SUS no IBCC Oncologia


por Canal Dez
16/10/2023 às 08:32
Em edição histórica, Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama alcança maior público dos últimos 10 anos

Largada da 60ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama no Ibirapuera em São Paulo ACS IBCC Oncologia

No último domingo (15/10), a 60ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, realizada pelo IBCC Oncologia no Ibirapuera, na capital paulista, reuniu 10 mil pessoas que participaram em prol da causa levantada pela campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”. A campanha gera recursos para o IBCC Oncologia, hospital filantrópico e referência no combate ao câncer de mama que atende primordialmente pacientes do SUS.

A ação já reuniu mais de 195 mil pessoas desde o seu início em 1999, entre aqueles que participaram ou estiveram presentes para prestigiar o evento. O evento foi patrocinado pela La Roche Posay, Cosan, Smart Fit, Drastosa Esportes e Lindoya Verão.

Com o apoio da Prefeitura de São Paulo, a corrida tem como objetivo promover a conscientização sobre o câncer de mama, o tipo de câncer que mais mata mulheres no país, bem como destacar a importância da prevenção e detecção precoce da doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais incidente em mulheres, no entanto, quando diagnosticado precocemente possui uma chance de 95% de cura. O INCA acredita que, entre 2023 e 2025, surgirão cerca de 73 mil casos de câncer de mama no Brasil.

“O IBCC enxerga essa edição de maneira especial pelo fato de estarmos retornando ao Ibirapuera, local onde a corrida e caminhada foi realizada por muitos anos”, destaca o Padre Osmar Penso, superintendente do IBCC Oncologia, localizado no bairro Mooca, em São Paulo.

Criada em 1999, a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama já faz parte do calendário de milhares de pessoas, atletas ou não, que todos os anos vestem a camiseta estampada com o Alvo Azul, e participam do evento para comemorar a vida e a importância da prática regular da atividade física.

“A campanha dissemina a conscientização a respeito da importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. 95% dos casos, quando diagnosticados nos estágios iniciais, têm chance de cura. Quem corre conosco, luta pelo pódio e pela conscientização sobre um dos tipos de câncer que mais atinge as mulheres”, finaliza o Padre Osmar.

O IBCC já realizou edições do evento em mais de 10 cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Blumenau, Brasília, Curitiba, Recife, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, Florianópolis e Porto Alegre.

Prevenção também é para os jovens

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), em 2023, os casos de câncer de mama em mulheres com menos de 35 anos dobraram desde 2020. Anteriormente, cerca de 2% dessa faixa etária era atingida pela doença, agora são aproximadamente 5%.

O indicador praticamente dobrou, segundo a SBM, seja por estarem diagnosticando mais ou surgindo mais casos. Entre os fatores que podem estar associados ao aparecimento do câncer de mama estão o estresse, sedentarismo e estilo de vida. Dentro disso, o esporte é essencial para a prevenção da doença.

Outro estudo, realizado com universidades no Reino Unido e na China, publicado pela revista científica “BMJ Oncology” , sugere que os casos de câncer em geral em pessoas com menos de 50 anos aumentaram 79% nas últimas três décadas.

Sobre a Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”

A Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” foi idealizada em 1994 por Ralph Lauren junto com seus colegas do Council of Fashion Designers of America (CFDA), que criaram uma fundação (CFDA Foundation) para angariar recursos para o combate ao Câncer de Mama. O IBCC Oncologia – São Camilo é o detentor exclusivo da marca no Brasil desde 1995. Licenciando a marca do “Câncer de Mama no Alvo da Moda” para produtos de consumo e realizando parcerias com empresas, os recursos arrecadados desde o início da Campanha têm sido revertidos em instalações, equipamentos, e melhorias no atendimento aos pacientes do SUS. Em 2023 a Campanha completará 28 anos nos EUA, e será realizada a 60ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama.

Siga à campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” nas redes sociais: @alvoazul

Sobre o IBCC Oncologia

Fundado em 1968, o IBCC Oncologia é conhecido por ser um Centro de Tratamento Oncológico de alta complexidade e possuir um Centro de Pesquisa Clínica renomado. É pioneiro no combate ao câncer de mama e ginecológico e trouxe o primeiro mamógrafo para o Brasil em 1971.

Durante a década de 70 e 80, atuou com o maior programa de prevenção do câncer do colo uterino e de mama já realizado por uma instituição, com atendimento a mais de 2 milhões de pessoas. Foi considerado pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado de SP o melhor hospital em atendimento humanizado e classificado entre os 10 melhores hospitais do estado, assim como, entre os anos de 2004 a 2007, recebeu, consecutivamente, o Troféu “Hospital Best” na categoria Instituição Filantrópica.

Desde 1988, a instituição passou a ser Entidade Camiliana, se tornando o IBCC Oncologia. Também foi escolhido para ser no Brasil a instituição detentora da Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, em 1995. Há 55 anos é referência na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer em São Paulo. Para mais informações: https://ibcc.org.br/