Com a chegada do Dia das Crianças, trabalhar o tema educação financeira é uma oportunidade para os pais oferecerem um presente que terá impacto ao longo de suas vidas: a habilidade de gerenciar o seu próprio dinheiro.
A especialista em finanças pessoais e educação financeira, fundadora da Flap Capital, Daniella Rolim, traz ferramentas simples para preparar as crianças para um futuro de decisões responsáveis e melhores práticas.
Objetivos de curto, médio e longo prazo: Daniella enfatiza a importância de introduzir o conceito de poupar. “Devido hoje as crianças terem mais tarefas em suas rotinas e com menos horários livres que limitam suas atenções, é aconselhável estabelecer metas de curto (2 meses), médio (6 meses) e longo prazo (1 ano). Isso torna os objetivos mais tangíveis e acessíveis”, ressalta.
Cofrinhos transparentes: a especialista recomenda a utilização de três cofrinhos transparentes, um para cada propósito. “Essa abordagem proporciona uma experiência visual envolvente, permitindo que acompanhem o crescimento de seu dinheiro à medida que economizam para realizar seus sonhos. O aspecto lúdico de ver o dinheiro se acumulando pode ser altamente motivador.”, explica.
Prática da negociação: é fundamental ensinar sobre a importância da prática da negociação desde cedo. Ela sugere explicar aos pequenos como comprar à vista pode economizar dinheiro para a realização de compras mais importantes. Isso ajuda a compreender a relação entre escolhas financeiras e metas pessoais.
Atrelar economia ao consumo: pais podem envolver seus filhos em situações de economia familiar básicas do dia a dia. “Por exemplo, explicar como tomar banhos mais curtos ajuda a economizar no custo da conta de luz, e no fim do mês, esse dinheiro que “sobra”, pode ser destinado para a compra de um item desejado pela criança, como um brinquedo ou um videogame, por exemplo”, explica.
Ensino lúdico e adaptado: Daniella explica sobre a necessidade de abordar a educação financeira de forma lúdica e adaptada à idade da criança. “ As crianças não têm o mesmo nível de raciocínio que os adultos e por isso, os conceitos financeiros devem ser explicados de maneira acessível e envolvente”.
Sobre Daniella Rolim
Daniella Rolim é COO da Flap Capital, empresa de assessoria de investimentos. Especialista em planejamento financeiro e educação financeira DSOP, sua carreira na área começou em 2013, quando surgiu um convite para entrar no mercado de investimentos como autônoma.
Para consolidar sua expertise, ela obteve a certificação CFP (Certified Financial Planner), que é reconhecida internacionalmente como um padrão de excelência em planejamento financeiro. Em 2019, fundou a Flap Capital, empresa que tem como propósito auxiliar pessoas no crescimento de sua vida patrimonial respeitando suas particularidades e objetivos.
Ao desenhar um plano de investimentos personalizado para cada cliente, tendo como base uma anamnese de sua situação financeira, Daniella consegue adaptar os diversos tipos de investimentos disponíveis no mercado às necessidades de seus assessorados. Atualmente, lidera um time comercial de 20 pessoas, com um olhar voltado para soft skills.