A ESAMC Santos se destaca como uma das faculdades mais conceituadas e bem preparadas do Brasil na avaliação do Ministério da Educação. A faculdade obteve nota 4,43, em uma escala que vai até 5, no mês de maio deste ano na avaliação de recredenciamento do MEC, obrigatória a todas as instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. A ESAMC Santos passa continuamente por processos de renovação de reconhecimento dos cursos e da faculdade a partir de avaliações feitas pelo Ministério, e cumpre todos os itens estabelecidos pelo Ministério.
“São inúmeras as conquistas da Faculdade ESAMC SANTOS com as notas adquiridas nesses processos avaliativos, balizada na qualidade e reconhecimento no Processo Avaliativo Institucional realizado pelo MEC. Esses conceitos máximos são um orgulho gigantesco que compartilhamos com toda nossa comunidade acadêmica, parabenizando a todos os alunos, professores e colaboradores”, afirma a coordenadora acadêmica e professora da ESAMC Santos, Amália Cristina Borges Delgado.
A nota é obtida a partir do cumprimento de todas as etapas e itens estabelecidos na Avaliação de Cursos de Graduação do MEC, entre eles organização didático-pedagógica, corpo docente e técnico, instalações físicas e infraestrutura. “Cumprimos de forma exemplar todos os itens e subitens e obtivemos uma nota muito satisfatória. Mas buscamos excelência. A ESAMC Santos trabalha arduamente para sanar eventuais divergências e espera atingir a nota máxima na próxima avaliação”, explica Amália.
Neste primeiro semestre de 2023, oito cursos de Graduação Bacharelado e Tecnólogos da ESAMC Santos passaram pelo processo avaliativo de Reconhecimento de Curso do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) na modalidade online. A faculdade também passou pelo Processo de Recredenciamento da IES e pelo Processo Avaliativo in loco para a autorização de um novo curso na unidade, o curso de Psicologia, que obteve nota 4. Ainda obtiveram nota 4 os cursos de Engenharia Química, Gestão Tecnológica em Marketing, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos.
“A manutenção da nota máxima é de extrema importância para toda a comunidade acadêmica da ESAMC, somos focados em desenvolver habilidades fundamentais para o sucesso pessoal e profissional no universo ensino e aprendizagem, trazendo para sala de aula a modernidade e a visão de futuro tão importantes para a formação de um profissional de sucesso”, afirma Amália.
Transformação pelo ensino
Segundo a coordenadora, a ESAMC Santos, além de cumprir todos os itens estabelecidos, a faculdade tem como objetivo a transformação pelo ensino, com a missão de fornecer aos alunos conhecimentos para atingirem seus objetivos profissionais. Ela comenta que a avaliação impõe a necessidade e preocupação permanente da entrega de uma formação completa, de qualidade e de referência para o ensino superior brasileiro. “A ESAMC Santos está focada em formar um profissional de ponta, apto para enfrentar e vencer os desafios do competitivo mercado de trabalho atual”, afirma.
A professora Amália defende que o Processo de Avaliação Institucional é uma das prioridades do ensino superior, a partir de informações analisadas de forma crítica e criteriosa. De acordo com ela, o relatório da avaliação do MEC/INEP contribui para nortear avanços e melhoria contínua do ensino, com responsabilidade e qualidade a todo o meio acadêmico, respeitando a complexidade de cada IES e todo o seu entorno. “Com os resultados, é possível melhorar a qualidade da instituição de ensino, definir e diferenciar funções e papéis, possibilitando o incentivo a programas acadêmicos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino a distância”, diz.
A ESAMC Santos participa dos processos avaliativos do MEC/INEP desde o início das suas atividades acadêmicas, nos anos 2000. Todos os cursos da faculdade são avaliados periodicamente. A ESAMC Santos conta com 19 cursos de Graduação Bacharelado e 14 de Graduação Tecnológica.
Avaliação do MEC
A avaliação do ensino superior no Brasil pelo Ministério da Educação teve início ainda na década de 70. Em 1980, um grande movimento de docentes debateu e discutiu o assunto e, três anos depois, foi definida a 1º proposta de avaliação superior denominada Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU), com a aplicação de questionários respondidos por docentes, estudantes e gestores.
Em 2003, foi regulamentada a Comissão Especial de Avaliação (CEA) e criado o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), coordenado e supervisionado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Sinaes tem diferentes formatos, desde a avaliação da universidade e dos cursos até o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que avalia conhecimentos gerais e técnicos dos estudantes das séries finais e ingressantes da universidade.
Sobre a ESAMC
Fundada em 1999, a ESAMC é reconhecida nacionalmente como um centro de excelência e está nos rankings das 50 melhores faculdades do país, pois se destaca pelo projeto educacional inovador, que alia teoria à realidade do mercado de trabalho. Com o objetivo de formar líderes, desenvolve competências técnicas, gerenciais e comportamentais, o que gera empregabilidade e reconhecimento entre os empresários das regiões onde se instala. A instituição estabeleceu seu primeiro campus em Santos, no litoral de São Paulo, e hoje está presente em 5 cidades do Brasil.