Por Heber Obregon – Tupã-SP
Depois de ter feito uma caminhada pelos arredores do hotel e conhecido o South Park como descrito no capítulo anterior, tomei o café da manhã no hotel e fui conhecer uma das atrações turísticas de Billings, o Cave State Park, localizado na parte sul da cidade a cerca de 8 km do centro de Billings.
O Cave State Park, que se tornou marco Histórico Nacional em 1964, é na verdade um sítio arqueológico que consiste em 3 cavernas que começaram a ser exploradas em 1973. No local foram encontrados vários artefatos dos primeiros habitantes da América do Norte bem como restos de animais.
A visita consiste basicamente em conhecer as 3 cavernas, onde existem pinturas rupestres feitas pelos primeiros moradores, sendo que o período em que essas pinturas foram feitas varia de 200 a 2.000 anos. O percurso é todo sinalizado com trilhas pavimentadas que tem levam até as cavernas, com a visita durando menos de 1 hora. Também existe no local um centro de visitantes com um pequeno museu contendo alguns dos artefatos lá encontrados, área para se fazer um piquenique (programa muito comum entre os americanos) e obviamente uma loja com souvenirs à venda.
Foto 1 – Cave State Park – Vista da entrada da trilha.
Foto 2 – A primeira das cavernas.
Foto 3 – Caverna nº 2.
Foto 4 – Vista das formações rochosas nos arredores sobre a Caverna nº 1.
Foto 5 – Menção honrosa para o companheiro da viagem “Pelo Oeste do EUA” que nos levou desde o início em Denver até o ponto de chegada em Las Vegas, por cerca de 4.000 km de estrada em 7 estados diferentes: o Ford Escape.
Para conhecer mais e fonte bibliográficas:
Fotos: arquivo pessoal
Heber Obregon – Tupã-SP
Correspondente do Canal 10 Fernandópolis.