A primeira rodada de fase de grupos da Taça Libertadores da América houve a hegemonia dos paulistas com vitórias do São Paulo na Argentina e do Palmeiras no Peru, se na competição mais importante do nosso país, o Brasileirão os paulistas não obtiveram uma participação satisfatória na primeira rodada: 02 derrotas (Mirassol e Santos) e 04 empates. Na Libertadores os paulistas foram supremos.
O Flamengo também venceu, no clássico brasileiro seu empate Bahia 1x1 Internacional, derrotas do atual campeão Botafogo e goleada humilhante do River Plate em pleno Castelão 3x0 sobre o Fortaleza.
A rivalidade Brasil x Argentina é evidente, se nossa seleção tem sido alvo de humilhações 7x1 Alemanha, os hermanos estão sobrando: Campeões Mundiais em 2022, Bi da Copa América 2021 e 2024 e Campeão da Finalíssima 2022 na vitória 3x0 sobre a Itália (encontro dos campeões da Copa América e Eurocopa). Sem contar a vitória humilhante 4x1 dos portenhos nas eliminatórias para a Copa de 2026.
Se no confronto entre as seleções estamos sendo humilhados, os nossos clubes estão massacrando os portenhos na Libertadores.
Nas últimas 08 finais, tivemos 07 títulos brasileiros com: Flamengo (2), Palmeiras (2), Grêmio, Fluminense e Botafogo e apenas 01 título dos portenhos com o River Plate em 2018. Uma lavada dos times brasileiros nos argentinos.
RAPIDINHAS
- Títulos por país: Argentina 25, Brasil 24 e Uruguai 08, são os maiores vencedores;
- As últimas 06 finais da libertadores, 04 foram entre times brasileiros;
- Clube com mais disputadas na fase de grupos: River Plate 11, palmeiras e nacional do Uruguai 10 temporadas consecutivas;
- Clubes brasileiros com mais vitórias na Argentina: Grêmio 06, Palmeiras e Santos 05;
- Maiores campeões argentinos: Independiente 07, Boca Juniores 06 e River Plate 04 títulos;
Maiores campeões brasileiros: Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo com 03 títulos cada.
FAVORITOS ENTRE OS PÁISES PARA A CONQUISTA DE 2025
- Argentina: River Plate e Racing com o Velez correndo por fora;
- Brasil: Flamengo, Internacional, Palmeiras com São Paulo e Botafogo correndo por fora.
Enfim, poderemos o empate entre os países nas conquistas ou os portenhos isolando na liderança.
FINALIZANDO: COPA SUL AMERICANA
A estreia dos brasileiros foi indigesta!
Na 1ª rodada o Grêmio no Paraguai e o Fluminense na Colômbia venceram, Corinthians na sua arena e Cruzeiro na Argentina foram derrotados, enquanto Vitória no Barradão e Vasco no Peru empataram.
Gil Cipriano: Administrador de Empresa e comentarista esportivo da TVCanal Dez.
Autor dos livros: Alma Águia – 61 Anos da Águia e do Almanaque do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais.