Mundo

PELO OESTE DOS EUA – CHEYENNE – ALIMENTANDO OS BISÕES

CAPÍTULO 10: ÚLTIMA PARADA EM CHEYENNE – ALIMENTANDO OS BISÕES NO TERRY BISON RANCH


por Canal Dez
27/03/2025 às 16:23 Tupã
PELO OESTE DOS EUA – CHEYENNE – ALIMENTANDO OS BISÕES

Por Heber Obregon – Tupã-SP

Em minha última parada em Cheyenne, o motivo de eu ter esticado a viagem por mais um dia nessa cidade: conhecer o Terry Bison Ranch e o restaurante anexo a ele, o Senator Steakhouse, tendo inclusive mantido contato por e mail antes da viagem onde recebi todas as orientações necessárias para fazer a minha programação (aliás outra característica dos americanos, sempre solícitos em tirar dúvidas dos turistas).
O Terry Bison Ranch é uma pousada/centro de entretenimento que fica a 10 km de Cheyenne na divisa com o estado do Colorado. Possui um minizoológico, uma loja de souvenirs (óbvio em se tratando de Estados Unidos), uma “cidade do velho oeste” e a atração principal, um passeio de trem onde você tem a oportunidade de “ver e alimentar os bisões”, passeio esse o principal motivo de eu ficar em Cheyenne por mais um dia. Iria ver muitos bisões (como de fato vi) no Parque de Yellowstone, mas lá eles são selvagens e existe uma distância segura para se manter dos animais. No Terry Bison Ranch os animais são mais domesticados, facilitando um contato mais próximo.
Na chegada enquanto esperava o horário do passeio de trem fui conhecer o minizoológico (possui alguns animais de fazenda soltos, outros presos, dentre eles algumas lhamas, sendo que você percorrer todo o local por uma plataforma com os animais embaixo), comprei alguns petiscos para dar aos bisões (afinal nos Estados Unidos tudo é pago) e fiz algumas compras na loja de souvenirs.
O passeio de trem começou por volta das 13:00h e tem uma curiosidade interessante: como o Terry Bison Ranch fica na divisa dos estados de Wyoming e Colorado, em determinado momento o trem “entra” no Colorado e posteriormente “retorna” para o Wyoming. E quase no fim do passeio, o trem para próximo a um rebanho de bisões, que “já sabem” que a comida está chegando e vão pegar os seus petiscos, quase entrando no vagão de passageiros. Foi uma experiência única e sem dúvida um dos melhores passeios que fiz na minha viagem aos Estados Unidos.
Finalizando fui conhecer a “cidade do velho oeste” e almocei no Senator Steakhouse, um prédio anexo ao Terry Bison Ranch onde tive a oportunidade de experimentar a carne de bisão, iguaria que se assemelha muito com a carne de vaca, apenas tem um gosto um pouco mais forte (observação: a carne que eu comi não são dos bisões do passeio de trem, pois seria muito irônico, são de animais criados específicos para corte). Também experimentei as costelas de bisão, mas essas têm um gosto muito parecido com as de vaca, embora o molho barbecue fosse muito melhor que os daqui do Brasil.
Com esse passeio finalizei a cidade de Cheyenne que apesar do pouco tempo, montei uma logística de modo a conhecer o máximo de lugares possíveis e experimentar a culinária local. É um lugar que eu voltaria, pois tem mais atrações interessantes de conhecer: faltou os museus, o jardim botânico, ver mais algumas botas e percorrer a pé o centro da cidade com mais calma.
Continuando a viagem, rumei 450 km para o norte com destino a Keystone, agora no estado da Dakota do Sul, da qual falarei no próximo capítulo.   
Foto 1 – Logo na chegada o primeiro “morador” do local.
Foto 2 – Passeio pelo minizoológico que é feito sobre uma plataforma.
Foto 3 – As lhamas no minizoológico.
Foto 4 – Passeio de trem – Do Wyoming para o Colorado e retornando ao Wyoming.
Foto 5 – Trem parando e os bisões chegando.
Foto 6 – Bisão procurando o seu petisco.
Foto 7 – A comilança não para – o pacote de petiscos se esgotou rapidamente.
Foto 8 – A cidade do velho oeste.
Foto 9 – Senator Steakhouse.
Foto 10 – Carne de bisão acompanhada de Mac and Cheese.

Para conhecer mais:
Fotos: arquivo pessoal
Heber Obregon – Tupã-SP
Correspondente do Canal 10 Fernandópolis.