Saúde

Saúde alerta sobre a importância da vacinação contra febre amarela

A vacina é a forma mais eficiente de prevenir a transmissão da doença e está disponível em todas as UBSs


por Canal Dez
24/02/2025 às 09:21 Fernandópolis
Saúde alerta sobre a importância da vacinação contra febre amarela
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, intensifica as orientações sobre a importância da atualização das carteiras de vacinação, em especial para a vacina contra febre amarela.

O Governo de SP tem ampliado as ações de vacinação seletiva e de busca ativa por pessoas não imunizadas, priorizando a população das áreas de mata, residentes e/ou transeuntes.

Tal intensificação se dá por decorrência da atual situação epidemiológica da doença no estado de São Paulo (ESP), com registros de febre amarela confirmados em Primatas Não-Humanos (PNH) e também em humanos, incluindo casos graves que evoluíram para o óbito.

Por conta do aparecimento da doença, o Governo do Estado emitiu um alerta sobre a importância da vacinação, sobretudo aos que planejam viajar neste Carnaval para áreas onde há registro de transmissão ou áreas de mata em geral.

É orientado para a população sobre a importância de se imunizar antes de visitar áreas rurais ou silvestres. A imunização é a medida mais eficaz para evitar a contaminação por essas doenças, portanto, é fundamental estar com a caderneta de vacinação em dia.

A vacina deve ser aplicada com dez dias de antecedência, por tratar-se do tempo requerido pelo nosso sistema imunológico para gerar os anticorpos, as células de proteção. Esta é a vacina que temos há mais tempo no programa de vacinação.

A vacinação deve ocorrer em duas doses para crianças até cinco anos de idade (a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos) e, para as crianças e adultos não vacinados acima dessa idade, em dose única.

A vacina contra febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde do município e também na Central de Saúde.

Sintomas da doença:

A febre amarela é uma doença viral aguda transmitida pela picada de mosquitos silvestres, como Haemagogus e Sabethes. Os sintomas iniciais incluem:

Febre súbita
Calafrios
Dor de cabeça intensa
Dores nas costas e no corpo
Náuseas
Vômitos
Fadiga
Fraqueza

Em casos mais graves, o paciente pode desenvolver Icterícia, caracterizada pelo amarelamento da pele. Caso apresente esses sinais, é fundamental procurar imediatamente uma unidade de saúde ou atendimento médico.