Ainda em Denver, após conhecer o Civic Center Park, o próximo local visitado foi o Air & Space Museum, que como dito anteriormente, estava fechado para um evento particular no dia em que cheguei na cidade, de modo que realoquei a visita para o dia seguinte, onde teria somente a parte da manhã em Denver, pois na parte da tarde rumaria para a cidade de Cheyenne, capital do estado de Wyoming, estado esse onde fica o Parque de Yellowstone da qual já fiz uma reportagem completa em postagens anteriores, disponíveis aqui no Canal 10 na seção Mundo.
O Air & Space Museum de Denver foi inaugurado em 1994 e fica em um antigo hangar que era usado pela Força Aérea quando havia uma base militar no local. É gerido por um grupo de voluntários e possui cerca de 50 aeronaves em seu acervo. Além do acervo permanente de aeronaves, o museu realiza durante o ano diversas exposições sobre temas relacionados a aviação.
O motivo de visitar o lugar foi a realização de um dos meus sonhos (e as viagens que fazemos, seja para onde for ou o que queremos ver, são justamente para isso): queria ver in loco o avião F 14 Tomcat dos filmes Top Gun, uma aeronave icônica que foi alçada a fama justamente por causa do 1º filme em 1986 (que obviamente assisti) e também, na mesma época, pelo o brinquedo super caça bombardeio da franquia Comandos em Ação/GI Joe cujo avião que aparecia nos desenhos era o F 14. Como nos EUA existem diversos museus de aviação, bastou pesquisar em qual deles havia um F 14 no acervo e direcionar minha viagem, que foi o que aconteceu.
O F 14 foi um avião desenvolvido para a marinha dos EUA no início dos anos 70, cuja função principal era a defesa da frota dos porta-aviões. Permaneceu em serviço até 2006 nos EUA, mas está ativo até hoje junto a Força Aérea do Irã que comprou 80 aeronaves na década de 70 quando ainda tinha relações com os EUA. A aeronave foi empregada em todos os conflitos que os EUA se envolveram até a sua aposentadoria e também pelo Irã na guerra contra o Iraque. Seu histórico de combate é ótimo: 135 vitórias contra apenas 4 derrotas em combates aéreos, sendo que o Irã foi responsável por 130 vitórias e os EUA 5 (incidentes no Golfo de Sidra e Guerra do Golfo em 1991).
Além do F 14 foi possível observar diversas aeronaves americanas que estiveram presentes em conflitos da qual os EUA se envolveram, desde a 2ª Guerra Mundial, passando pela Guerra da Coréia, Guerra do Vietnã e Guerra do Golfo e também algumas aeronaves que fizeram parte da Força Aérea, mas que nunca participaram de nenhum combate. O acervo também conta com alguns aviões de outras nacionalidades, uma parte direcionada a chegada na Lua, um protótipo de ônibus espacial e até uma aeronave da franquia Star Wars com o robô R2D2 de copiloto.
Outro fato curioso que me chamou atenção para visitar um museu de aviação nos EUA foi a pergunta: quem inventou o avião? Nós aprendemos que foi Santos Dumont em 1906, mas para os americanos foram os irmãos Wright em 1903. No 2º andar do museu existem vários quadros colocados um ao lado do outro contando a história da aviação em ordem cronológica (segundo a versão dos americanos) e em nenhum momento Santos Dumont é citado. Mesmo que consideremos os irmãos Wright como inventores do avião, Santos Dumont deveria aparecer nessa cronologia (outros aviadores não americanos apareceram) pelos seus feitos na aviação, o que não acontece, aumentando assim a polêmica de quem foi o inventor/inventores do avião.
ALGUNS FOTOS DO AIR & SPACE MUSEUM:
Foto 1 – Sonho realizado – F 14 Tomcat – Dos filmes Top Gun para a vida real
Foto 2 – F 14 Tomcat de outro ângulo. Ao lado do avião um míssil AIM 7 Sparrow
Foto 3 – Mig 23 da Força Aérea da Líbia.
Foto 4 – F 4 Phantom – o avião a jato com mais vitórias em combates aéreos: 306
Foto 5 – F 105 Thunderchief – caça bombardeio utilizado na Guerra do Vietnã
Foto 6 – A 7 Corsair – também esteve no Vietnã e na Guerra do Golfo de 1991
Foto 7 – Réplica da “Little Boy” – a bomba atômica que foi lançada em Hiroshima
Foto 8 – Módulo Apolo “Boilerplate” – Utilizado em testes para as viagens à Lua
Foto 9 – Helicóptero UH-1 Iroquois estilizado da Guerra do Vietnã. Um dos helicópteros mais fabricados no mundo e utilizado por 60 países, inclusive o Brasil
Foto 10 – Nave do filme Star Wars com R2D2 a bordo
Mais fontes de consulta:
Museus de aviação para se conhecer no Brasil:
Museu da Aviação Naval – São Pedro da Aldeia-RJ:
Fotos: arquivo pessoal
Heber Obregon – Tupã-SP
Correspondente do Canal 10 Fernandópolis.