No último sábado, dia 05 de outubro, ocorreu a grande final do Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil, que premiou iniciativas que ajudam a transformar a realidade em escolas, famílias, clínicas e comunidades em todo o País.
Na premiação, o primeiro lugar ficou com o Projeto Taekwondo para todos, idealizado pelo Grão-Mestre Ismael Paiva. A iniciativa voluntária busca incluir através do esporte, proporcionando benefícios físicos, emocionais e sociais para pessoas neurotípicas. Ele é voltado às famílias da Ilha de Itamaracá, em Pernambuco.
Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, foram escolhidos os projetos Arte na Garagem, idealizado por Katia Miranda, que promove a inclusão social de adolescentes e adultos com deficiência (PCDs) em Salesópolis, São Paulo; e Inclusão de Autistas na Igreja, idealizado por Samya Vanessa, Jackelline Souza e Vera Lúcia, que busca criar um ambiente acessível e acolhedor para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e suas famílias. Os três finalistas receberam prêmios que, reunidos, totalizam R$ 12 mil.
Premiação reuniu mais de 500 projetos inscritos
O Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil contou com mais de 500 projetos inscritos e foi lançado pela Rhema Neuroeducação, que atua na formação de professores de educação infantil e tem como objetivo levar transformação ao mundo da educação através do conhecimento da neuroeducação, neurodiversidade e inclusão.
O concurso buscou soluções que demonstrassem a aplicação prática de conhecimentos técnico-científicos adquiridos através dos estudos e formações de seus criadores, que estão se formando ou se formaram no grupo Rhema Neuroeducação através das pós-graduações e outras formações on-line.
Segundo Mara Duarte, neuropedagoga e gestora da Rhema Neuroeducação, os projetos vencedores ajudam a transformar a realidade em escolas, famílias, clínicas e comunidades. “Nosso objetivo foi celebrar aqueles que, com muita dedicação e inovação, usam seu aprendizado para criar um mundo mais acolhedor e inclusivo para todas as crianças”, afirma.
A escolha do primeiro lugar, segundo Mara, buscou ressaltar a importância da inclusão através do esporte. “É um exemplo de iniciativa que impacta as crianças, suas famílias e a comunidade, recebendo todo o nosso reconhecimento”, finaliza.
Sobre Mara Duarte da Costa
Mara Duarte da Costa é neuropedagoga, psicopedagoga, diretora pedagógica da Rhema Neuroeducação. Além disso, atua como mentora, empresária, diretora geral da Fatec e diretora pedagógica e executiva do Grupo Rhema Neuroeducação. As instituições já formaram mais de 80 mil alunos de pós-graduação, capacitação on-line e graduação em todo o Brasil. Para mais informações, acesse instagram.com/maraduartedacosta.
Sobre a Rhema Neuroeducação
A Rhema Neuroeducação foi criada por Fábio da Costa e Mara Duarte da Costa há mais de 15 anos com o objetivo de oferecer conhecimento para profissionais da educação e pessoas envolvidas no processo do desenvolvimento infantil, tanto nas áreas cognitivas e comportamentais, quanto nas áreas afetivas, sociais e familiares. A empresa atua em todo o Brasil e em mais de 20 países, impactando a vida de milhões de pessoas pelo mundo com cursos de graduação, pós-graduação, cursos de capacitação e eventos gratuitos. Para mais informações, acesse o site https://rhemaneuroeducacao.com.br/.