Crédito: Freepik
Hoje, dia 24 de agosto é comemorado o Dia da Infância. A data visa refletir sobre as condições em que as crianças vivem no mundo inteiro, destacando o acesso à educação e à saúde. “É necessário que os pais tenham o hábito de levar periodicamente os filhos para realizar check-ups, especialmente oculares”, comenta a Dra. Marcia Ferrari, gestora da oftalmopediatria do H.Olhos - Hospital de Olhos.
“O desenvolvimento da visão infantil ocorre em etapas distintas, necessitando de avaliação contínua por um oftalmologista. Assim como um bebê aprende a falar, os olhos também aprendem a enxergar e desenvolver algumas funções, como controlar o movimento ocular”, completa Ferrari.
O especialista exprime que, como a visão está se desenvolvendo, algumas doenças oculares podem passar despercebidas, pois a criança não percebe anormalidades na visão. “Quando nascemos, adaptamo-nos às condições fisiológicas que recebemos. Na primeira infância, é comum não ter percepção sobre a quantidade de visão que deveríamos ter, por isso, é necessário um acompanhamento oftalmológico para verificar se a saúde ocular está dentro da normalidade”, diz Dra. Marcia.
“Algumas doenças necessitam de um cuidado maior, como o retinoblastoma, um câncer ocular que afeta a retina e, em grande parte dos casos, costuma ser comum em crianças. Alguns sintomas podem ser percebidos pelos pais: geralmente, uma criança que enxergava perfeitamente começa a esbarrar em móveis da casa, o que pode ser um indicativo de algum problema na visão”, explica a médica.
A seguir, a Dra. Marcia Ferrari detalha como funciona o desenvolvimento ocular infantil:
Nascimento
Até os 3 meses de vida, o bebê tem dificuldade para centralizar objetos além de 20-30 centímetros da sua visão.
4 a 8 meses
A partir dessa faixa etária, o bebê começa a desenvolver a coordenação entre os dois olhos. Aproximadamente no 5° mês, a percepção de profundidade, visão em 3D, e a visão colorida são notoriamente satisfatórias.
9 meses a 1 ano
Nessa fase, conforme a criança engatinha, ocorre um aumento na coordenação entre olhos e mãos. No primeiro ano de vida, a criança já alcança objetos com maior precisão.
1 a 2 anos
Por fim, nesta idade, a criança já consegue diferenciar objetos coloridos e começa a explorar o mundo.
A Dra. Marcia reforça que a visão está anatomicamente completa somente até os 10 anos de idade. Por isso, os pais precisam redobrar os cuidados oculares com seus filhos e, diante de qualquer suspeita, é necessário procurar um oftalmologista.
Fonte: link