Um estudo realizado pela Nielsen BookScan e divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL) mostra que, entre março e abril deste ano, o faturamento do setor editorial registrou um crescimento de 3,12% em relação ao mesmo período de 2023. Isso é atribuído principalmente ao aumento do preço médio do livro, que subiu 14,38%.
Apesar do percentual positivo para o mercado, o encarecimento das obras torna ainda mais complicado o acesso de boa parte dos brasileiros à leitura. Essa realidade também se reflete em dados: a pesquisa "Retratos da leitura no Brasil", feita pelo Instituto Pró-Livro, demonstra que o país perdeu 4,6 milhões de leitores nos últimos anos.
Por outro lado, os números mais recentes mostram um aspecto particularmente positivo destacado neste período: a contínua expansão da bibliodiversidade, com um aumento de 4,56% no número de títulos comercializados em comparação com o ano anterior.
Ou seja, há uma boa variedade de livros sendo lançados recorrentemente, ainda que a precificação seja um obstáculo para que mais pessoas leiam. Assim, surge espaço para iniciativas voltadas particularmente para a conexão entre o mundo editorial e os leitores.
Campanhas de incentivo a leitura
O Shopping Center 3, localizado na Avenida Paulista, se propõe a ajudar a equilibrar esse cenário através da campanha “Caminho da Leitura”, uma ação de troca e doações de livros. A dinâmica é simples: o visitante escolhe um título que gosta e leva para ler. A quem puder, é incentivado que deixe outro livro já lido para ser colocado no lugar.
A campanha promove, além do ato de ler, a socialização entre os visitantes do centro comercial, e também ajuda o meio ambiente ao estimular a leitura circular e trazer economia para os amantes de histórias.
Maurício Romiti, Diretor Administrativo da Nassau Empreendimentos, que administra o shopping, ressalta que realizar ações como esta reforça os valores do centro comercial. “Procuramos manter acesa a chama do conhecimento e educação entre os nossos visitantes. Um dos valores do nosso Centro Comercial é movimentar o cenário paulistano e garantir mais cultura à população.”
Para complementar o incentivo a novos leitores, o Governo do Estado de São Paulo anunciou o programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa que pretende unir os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino da rede estadual com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os sete anos de idade. A meta da Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras até 2026, com o envio de livros e materiais didáticos aos municípios, formação de professores e ampliação da Avaliação da Fluência Leitura pela Secretaria da Educação.
Além do Shopping Center 3 e o Governo de SP, ainda há outras campanhas em incentivo à leitura, como o Leitura Para Todos, no qual os doadores entram em contato com a equipe de colaboradores através do WhatsApp, E-mail, Instagram ou Facebook, e agendam o melhor dia e horário para retirada de livros que podem ser reciclados ou direcionados para as instituições, bibliotecas, ongs, moradores de rua, oficinas e comunidades carentes na cidade de São Paulo. O projeto tem como objetivo facilitar o contato de muitas pessoas com a leitura e o aprendizado.