Esportes

Daniel do Nascimento e jovens talentos do ciclismo mountain bike reforçam o Time Ajinomoto em 2024

Atleta não africano mais rápido do mundo na maratona, Danielzinho, como é conhecido, passa a integrar iniciativa do Projeto Vitória, ao lado dos ciclistas Ulan Galinski, Cainã Oliveira e Sabrina Olive


por Canal Dez
06/05/2024 às 16:13
Daniel do Nascimento e jovens talentos do ciclismo mountain bike reforçam o Time Ajinomoto em 2024

Divulgação/Ajinomoto Os novos integrantes do Time Ajinomoto: Daniel Nascimento, Ulan Galinski (em cima), Sabrina Oliveira e Cainã Oliveira (em baixo)

Ao completar cinco anos de sua implantação no Brasil e às vésperas dos Jogos de Paris 2024, o Time Ajinomoto, que integra o Projeto Vitória, iniciativa do Grupo Ajinomoto, ganha novos integrantes. Um dos grandes destaques da atualidade do atletismo na prova da maratonaDaniel do Nascimento, o Danielzinho, passa a fazer parte da equipe de grandes nomes do esporte olímpico e paralímpico. Ao lado dele, chegam também representantes da nova geração do ciclismo mountain bike, como Ulan Galinski, principal esperança do Brasil na modalidade após a aposentadoria de Henrique Avancini, além de Cainã Oliveira e Sabrina Oliveira, jovens promessas da categoria Sub 23. 

Daniel do Nascimento é um fenômeno na maratona e esteve nos Jogos de Tóquio, em 2021, quando participou da sua segunda prova da vida, protagonizando uma cena histórica, correndo ao lado do queniano Eliud Kipchoge, bicampeão olímpico, chegando até a cumprimentá-lo no meio do percurso. Mas foi em 2022 que Danielzinho entrou de vez na lista dos melhores do mundo, quando, ao ficar em terceiro lugar na Maratona de Seul (Coreia do Sul), marcou o tempo de 2h04min51s. Com isso, quebrou os recordes brasileiro e sul-americano, que duravam há mais de 20 anos e pertenciam a Ronaldo da Costa. Além disso, tornou-se o melhor corredor não africano no ranking mundial da maratona.

“Estou muito motivado por passar a integrar o Time Ajinomoto. Tenho feito um trabalho de preparação muito intenso no Quênia, onde eu moro, além de estar cuidando da parte psicológica também. Quero chegar em Paris pronto para dar 100% do meu potencial. Sei que encontrarei atletas muito mais experientes, mas tenho amadurecido bastante e sinto que tenho condições de entrar para a história”, afirma Daniel, de 25 anos e nascido em Paraguaçu Paulista (SP).

Para o maratonista, contar com o apoio do Time Ajinomoto às vésperas dos Jogos de Paris é fundamental para ajudá-lo a chegar com chances de conseguir um grande resultado. “Acredito que o ganho principal é na suplementação, com os aminoácidos aminoVITAL®, além do suporte nutricional do programa ‘Alimentação para Vencer - Kachimeshi®’. Todo esse suporte irá me dar muito mais tranquilidade para trabalhar e acertar os últimos detalhes”, destaca Danielzinho.

Ciclismo reforçado

O Time Ajinomoto também conta, a partir deste ano, com novos representes do ciclismo mountain bike. Além de Karen Olimpio, que entrou em 2023, foram incorporados três jovens talentos da modalidade no Brasil. Um deles é Ulan Galinski, segundo melhor brasileiro no ranking mundial do ano passado, atrás apenas de Henrique Avancini, que também integrava o Time Ajinomoto, e que se aposentou em dezembro. 

“É uma baita oportunidade ter uma marca tão consolidada no mercado mundial como parceira, que vem crescendo e ganhando mais destaque a cada ano em nossa modalidade”, afirmou Ulan, que já utilizava os produtos da linha aminoVITAL® em seus treinos. “Uso na fase pré, durante e pós-competições. É algo que tem ajudado muito em minha recuperação física. Além da alta performance, é um produto seguro, sem risco de contaminação de substâncias proibidas”.

Também passaram a fazer parte da equipe dois talentos da nova geração, Cainã Oliveira e Sabrina Oliveira, que correm na categoria Sub 23. “Fazer parte do Time Ajinomoto é fazer parte de algo que luta por uma causa maior, incentivando e sendo suporte para atletas de diversas modalidades olímpicas”, afirma Sabrina. “Com os produtos aminoVITAL®, consigo otimizar muito bem minha preparação, melhorar o tempo de recuperação e obter melhor qualidade nas sessões de treinos”, explica Cainã.

Foco no público-alvo

Para André Igi de Freitas, gerente de Saúde e Nutrição Esportiva da Ajinomoto do Brasil, a nova configuração do Time Ajinomoto foi pensada para incluir atletas que sejam de modalidades relacionadas ao Projeto Vitória. “Já estávamos reestruturando a equipe desde o ano passado, quando trouxemos a Karen Olimpio e fortalecemos nossa parceria com a Ana Marcela Cunha. Mas se formos pensar em saúde e bem-estar, os principais esportes que o brasileiro pratica atualmente são corridas de rua e bike, e foi pensando neste perfil que trouxemos estes novos atletas renomados”, explica o executivo.

“O Danielzinho é o grande nome da maratona hoje e por isso era muito importante contar com ele na equipe. No mountain bike, o Avancini se aposentou, mas ele continua como embaixador da marca, e assinamos com três integrantes da equipe dele. O Ulan, que representa o futuro do mountain bike e que tem boas chances de ir para os Jogos Olímpicos, e pensando no próximo ciclo, trouxemos a Sabrina e o Cainã”, completa.

Segundo André, ter a marca Ajinomoto do Brasil apoiando a jornada destes atletas está diretamente relacionado aos objetivos traçados pelo Projeto Vitória. “Queremos mostrar que nós damos suporte nutricional para esses atletas top, mas que essa não é uma alimentação das galáxias. É tudo que uma mãe, um pai ou uma avó quer para os filhos e para os netos. Queremos levar isso para a população como um todo, uma alimentação saudável e equilibrada, sem deixar de dar suporte para que estes atletas conquistem grandes resultados em Paris”.

Confira os integrantes do Time Ajinomoto 2024

Alana Maldonado – judô paralímpico
Ana Marcela Cunha – natação em águas abertas
Arthur Nory – ginástica artística
Bruna Takahashi – tênis de mesa
Caio Souza – ginástica artística
Cainã Oliveira – ciclismo mountain bike
Daniel do Nascimento – atletismo (maratona)
Fernando Scheffer – natação
Francisco Barretto Junior – ginástica artística
Giulia Takahashi – tênis de mesa
Gustavo Carneiro – tênis em cadeira de rodas
Karen Olimpio – ciclismo mountain bike
Petrúcio Ferreira – atletismo paralímpico (100m rasos)
Rafael Silva (Baby) – judô
Sabrina Oliveira – ciclismo mountain bike
Thiago Paulino – atletismo paralímpico (arremesso de peso)
Ulan Galinski – ciclismo mountain bike

Sobre o Projeto Vitória

O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte nutricional por meio do programa de educação nutricional “Alimentação para Vencer - Kachimeshi®” e dos suplementos alimentares aminoVITAL®.  

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, HONDASHI®, SABOR A MI® e SABOR A MI® Receita de Casa, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO® e a linha TERRANO® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10 bilhões e nacional de R$ 3,4 bilhões no ano fiscal de 2022. Atualmente, está presente em 36 países, possui 117 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.