Na manhã do último sábado (20/04) aconteceu no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Mira Estrela a Oficina Ensinando Edição e Produção Audiovisual contemplada pela Lei Paulo Gustavo em parceria com a prefeitura municipal.
O proponente Leonardo de Lima Turini contou um pouco da história da foto e do vÃdeo apresentando algumas câmeras antigas usadas na área audiovisual. Após a parte teórica os alunos tiveram a parte prática onde eles mesmos, com o auxÃlio do proponente, realizaram uma edição de um vÃdeoclipe sobre o curso.
"Foi uma parte muito importante da oficina, os alunos puderam tirar as suas dúvidas e aprender um pouco da base da edição usando o computador, fazendo com as suas próprias mãos." disse Leonardo.
A oficina ainda teve uma pequena introdução ao aplicativo de celular CapCut apresentada por Fabiano Brito, tendo assim uma outra opção para a realização de vÃdeos editados.
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) representa o maior investimento direto já realizado no setor cultural do Brasil e destina R$ 3,862 bilhões para a execução de ações e projetos culturais em todo o território nacional, ela é destinada para profissionais da cultura, permitindo o acesso a recursos por meio de editais, em parceria com as admimistrações públicas municipais.