Alunos desenvolvendo projeto no combate à dengue
A conscientização no combate à dengue também é realizada de maneira ativa nas escolas da rede pública municipal. No CEMEI Ângelo Finoto diversas atividades sobre a doença e suas formas de prevenção foram desenvolvidas com as crianças na última semana. Dentre as ações, os alunos do Jardim, das professoras Aline e Lidiane, participaram de um buzinaço em frente à escola para chamar a atenção dos motoristas e da população que passava pelo local, visando orientar sobre a importância da prevenção e dos cuidados para a erradicação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. As crianças também colocaram cartazes educativos e com orientações em estabelecimentos comerciais próximos à escola.
Já as crianças do pré desenvolveram o tema por meio de desenhos, onde puderam expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita, de fotos, desenhos e outras formas de expressão, ampliando suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer gêneros textuais.
Por meio das atividades as crianças também aprenderam sobre hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência. O projeto também contou com rodas de conversa sobre o tema e observação do mural da dengue, confecção de um folheto de prevenção e paródia.
“Foram momentos de muito aprendizado, diversão e integração. A dengue é uma doença preocupante e ensinar as crianças sobre como preveni-la é de grande importância, pois elas se tornam educadoras de suas casas. Ficamos muito felizes com os resultados dessa atividade”, comentou a diretora da escola, Simone Caldeira da Silva.
O projeto de combate à dengue está sendo realizado nas unidades escolares desde o início do ano por meio de uma parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria Municipal da Saúde pelo PSE (Programa Saúde na Escola). As atividades também contaram com apoio dos alunos do curso de medicina da Universidade Brasil.