Educação

Macedônia iniciou o 1º Encontro com o PROJETO FORMATIVO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, LEEI, no âmbito do COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA - CNCA.


por Canal Dez
12/04/2024 às 08:04 Macedônia
Macedônia iniciou o 1º Encontro com o PROJETO FORMATIVO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, LEEI, no âmbito do COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA - CNCA.
Na terça-feira, 09, o município de Macedônia através da Secretaria Municipal de Educação iniciou o 1º Encontro o PROJETO FORMATIVO “LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – LEEI, no âmbito do COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA - CNCA”.
Adesão do Município de Macedônia ao Programa do Ministério de Educação – MEC, do governo federal, a ser desenvolvido pelos professores que ministram aulas na Pré Escola (Pré I e Pré II) e os gestores da escola de Educação Infantil CEMEI “José Marques de Toledo” da rede municipal de ensino do município de Macedônia.
A formação será realizada durante o ano letivo de 2024, pelas Universidades Federais e Estaduais dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, dentre outros.
Os cursistas são os professores regentes das classes de Pré I A, Pré I B, Pré II A, Pré II B, professores especialistas dos componentes curriculares de Arte, Educação Física e de Inglês, Coordenadora Pedagógica, Diretora da Escola e a Coordenadora do RENALFA no município.
O objetivo da formação é de Potencializar competências formativas dos coordenadores locais na compreensão de Educação Integral na dimensão inclusiva, equitativa, protagonismo juvenil, interdisciplinaridade e sustentabilidade, com foco em como se aprende por meio da diversidade social e cultural por meio dos multiletramentos e das linguagens multimodalidades contribuindo e fortalecendo a formação que acontece na escola.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, é de grande relevância a formação por desenvolver competências necessárias para o acompanhamento do ensino e aprendizagem relacionados à alfabetização, a compreensão da importância do regime de colaboração entre Estado e Municípios, fundamentado nos conhecimentos didáticos e favorecendo a viabilização de projetos educacionais que garantam a organização de tempos e espaços privilegiados às práticas de leitura e de escrita, a partir do início da alfabetização que ocorre na idade pré escolar da Educação Infantil.