Saúde

‘Dia D’ da vacinação contra a Influenza (gripe) acontece neste sábado, 13

Na primeira etapa da campanha somente público prioritário pode tomar a dose


por Canal Dez
09/04/2024 às 17:24 Fernandópolis
‘Dia D’ da vacinação contra a Influenza (gripe) acontece neste sábado, 13
Está em vigor em Fernandópolis a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2024. Todas as pessoas pertencentes aos grupos prioritários já podem ser imunizadas.

A vacina disponibilizada pelo Governo Federal para a campanha protegerá os grupos prioritários contra os três subtipos do vírus da gripe Influenza: H1N1/ H3N2/ linhagem B/Victoria. A vacina é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe.

Para complementar as ações da Campanha e incentivar sobre a importância da vacinação contra a gripe, a Secretaria Municipal da Saúde realiza no próximo sábado, 13, o ‘Dia D’ da vacinação com atendimento em todas as unidades de Saúde das 08h às 13h.

VACINAÇÃO DIÁRIA

Para as pessoas que puderem receber a dose antes do ‘Dia D’, o atendimento para a vacinação é de segunda a sexta, das 08h à 16h em todas as unidades de Saúde e na Central da Saúde das 08h às 14h, até o dia 31 de maio. Para ser imunizado, basta estar munido de documentos pessoais e da caderneta de vacinação.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

A campanha tem início sempre com disponibilidade de doses para os grupos prioritários, formado por: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; Trabalhadores da Saúde; Gestantes; Puérperas;

Professores, indígenas; Idosos com 60 anos ou mais; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo ; Profissionais das Forças Armadas; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos). A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos.