Animais

Psitacídeos

Falando um pouco mais sobre os Psitacídeos


por Canal Dez
12/03/2024 às 11:01 Fernandópolis
Psitacídeos

@geas.universidadebrasil

Os psitacídeos são da ordem psittaciforme, que se reúnem em quatro famílias, Strigopidae, Cacatuidae, Psittaculidae e Psittacidae.
São animais com o cérebro mais desenvolvido, que possuem a capacidade de imitar sons e palavras que eles escutam.

Os psitacídeos também possuem uma longa vida, podendo até viver mais que seu tutor.
Características físicas:

•Estrutura da cabeça forte para sustentar o bico
•Bico alto e curvo com a presença de cera na base
•Bico forte e habilitado para descascar, quebrar sementes e castanhas
•Língua grossa, sensível e rica em papilas gustativas.
Alimentação:
•As aves devem ter uma alimentação balanceada, rica em proteínas, carboidratos, minerais e
gordura.
•Devemos evitar fornecer apenas sementes ou misturas.
•Para animais de cativeiro o mais recomendado é a ração extrusada.
Sexagem:
Diferenciar o sexo dessas aves depende de sua espécie. Algumas espécies como periquito-australiano encontramos a diferença pela cerosa do bico, nas fêmeas a cerosa é azul ou rosa mais claro, enquanto nos machos a cerosa é um tom de azul mais forte. Em espécies que o sexo
não pode ser identificado por características específicas, podemos usar a palpação na pelve, analise de DNA ou aguardar a postura de ovos.

Psitacídeos pet:

Nem todas as espécies dos psitacídeos podem ser pet, para a criação em cativeiro desses animais, é necessário que o animal tenha um atestado de saúde feito por um médico veterinário, um criatório legalizado pelo IBAMA e uma identificação do animal.
Curiosidades:
Entre os psitacídeos, o papagaio-cinzento está entre os pássaros mais conhecidos e inteligentes do mundo, ele tem a capacidade cognitiva de uma criança de 6 anos, é o papagaio com a maior
capacidade para repetir as palavras corretamente e para aprender um maior número de palavras.
Além disso, a inteligência do papagaio-cinzento faz com que ele possa ser uma boa opção de pet.
Os psitacídeos são pássaros monogâmicos, ou seja, quando encontram um parceiro, eles ficam juntos durante toda sua vida. Os pássaros passam a ficar sozinhos apenas com a morte do macho ou da fêmea e mesmo assim é muito difícil que o animal arrume outro parceiro.

GEAS - Grupo de Estudos de Animais Selvagens da Universidade Brasil Fernandopolis, composto por: Rayssa Vitoria Stuqui Branco(presidente), Raissa Oliveira da Silva (vice-presidente), Isabella Cecato Clemente (1° secretário), Maria Fernanda de Sene Urzedo (2° secretário), Isadora Bonfim De Carvalho (1° tesoureiro), Vitória Caren Santana Gatto (2º tesoureiro), Gabrielly Pigoretti dos Santos  (1° Relações Públicas), Giovana Borges Dias (2° Relações Públicas), pelos colaboradores Melissa Urzedo Silva, Ricardo da Silva Theodoro dos Santos e José Carlos Soares Junior (Professor e Coordenado responsável).

- @geas.universidadebrasil