As equipes de manutenção da Secretaria Municipal de Obras de Fernandópolis realizam durante todo o ano as limpezas e consertos das ‘bocas de lobo’ e galerias em toda extensão do município. Com a chegada do período mais chuvoso do ano, o trabalho é intensificado, principalmente nas áreas de maior escoamento de água.
A estimativa é que em 2023 tenham sido retiradas cerca de 60 toneladas de lixo das galerias. Nesta semana, o trabalho foi intensificado na avenida Rubens Padilha Meato e também na região da baixada do Jardim Paulistano. A orientação é para que todos evitem jogar lixo na rua, pois com a chuva todo o material descartado de forma irregular vai para as galerias, provocando gradativamente o entupimento e possíveis alagamentos.
“O material mais comum que encontramos nas limpezas são restos de material de construção de garrafas pet. Por isso, pedimos que as pessoas que estão fazendo reforma evitem realizar a limpeza de betoneiras nas calçadas ou deixar entulho de construção amontoado próximo à sarjeta. Também é importante a conscientização para que todos evitem jogar qualquer tipo de lixo nas ruas”, destacou Isaac Yamaguchi de Souza, gerente do Almoxarifado da Prefeitura.