A fernandopolense Janaína Silva realiza na noite desta terça-feira, 15, o seu grande sonho de lutadora de MMA - Artes Marciais Mistas. Ela sobe no octógono da arena do UFC Apex em Las Vegas para disputa do Dana White 's Contender Series, campeonato nos Estados Unidos que serve como porta de entrada para o UFC - Ultimate Fighting Championship. Cerca de 10 atletas, incluindo Janaína, irão disputar a oportunidade de conquistar um lugar na organização de Artes Marciais Mistas mais famosa do mundo.
Janaína possui uma carreira invicta, com cinco vitórias em cinco lutas, sendo quatro delas por nocaute e vai enfrentar Eduarda Ronda. A luta acontece hoje às 20h30.
Desde o início do mês em Las Vegas, Janaína vem se dedicando a uma preparação intensiva com uma equipe de seis treinadores da equipe da a Head Coach, Fabiana Belai.
Janaína Silva nasceu em Fernandópolis, morou no bairro Ana Luiza e foi estudante das escolas Armelindo Ferrari, Afonso Cáfaro e Ivonete Amaral da Silva Rosa.
Em 2022, durante período de férias que passou em Fernandópolis, ela participou do programa Rotativa no Ar na Rádio Difusora FM e contou que se apaixonou pela luta assistindo filmes de luta com o pai. O apelido “Jana Popozinho”, do inicio da carreira, ela ganhou em referência ao lutador Acelino Popó Freitas. Segundo Janaína, o MMA entrou em sua vida como uma forma de lidar com a hiperatividade.
“Nunca perdi a minha fé”, relatou na entrevista. A realização do sonho de um dia lutar nos Estados Unidos movia a lutadora diante dos desafios enfrentados. O dia de realizar o sonho chegou. Será hoje às 20h30. Ontem Janaína e Eduarda participaram da pesagem com a tradicional foto para a luta.
Janaína tem 30 anos. 1,55 de altura e luta na categoria peso palha, com 58 kg. Essa será a sua primeira competição internacional. “Me preparei para esse momento. Estou muito feliz com essa grande oportunidade que apareceu na minha vida. A minha história é de sacrifício e dificuldades. É um presente do céu ter essa grande oportunidade de lutar em Las Vegas e mostrar meu trabalho”, disse Jana em entrevista ao programa Crias da Casa, quando ainda treinava no Brasil.
Um grupo de amigos se reúne hoje à noite aqui em Fernandópolis para acompanhar a luta e torcer por Janaína Silva em Las Vegas.