Religião

Campanha da Fraternidade e Meio Ambiente

Por Joilson Domingos Cabreira André


por Canal Dez
30/09/2024 às 18:10 Fernandópolis
Campanha da Fraternidade e Meio Ambiente

Cartaz da CF 2025 - Imagem da CNBB

A espiritualidade quaresmal tem o sentido de introspecção, é um voltar-se para dentro e perceber, diante das reflexões do Evangelho dominical, as dificuldades humanas procurando melhorar a própria vida e a dos demais, em vista da salvação.
No Brasil, para ajudar na caminhada quaresmal, a reflexão é direcionada para algumas realidades da vida comunitária, lembrando que esta caminhada não é realizada solitariamente, ela é vivenciada como um povo que necessita atravessar um deserto, igual ao povo do antigo testamento. Este é o objetivo da Campanha da Fraternidade, que desde 1964 acontece em âmbito nacional, revelar ao povo os caminhos que levam em direção ao Cristo dentro da realidade social do Brasil.
Olhar para esta realidade social, não é algo fácil, é preciso passar por cima do próprio orgulho, se arrepender e mudar de direção. Daí o motivo da Campanha da Fraternidade ser tão questionada e confundida, as vezes até propositalmente, com pensamentos políticos. 
Esta realidade complexa faz a Campanha da Fraternidade voltar seu olhar para a vida de todos e principalmente a dos os esquecidos, a os deixados na beira do caminho, se o caminho faz chegar ao Reino do Céu, todos como um só povo tem o direito de chegar lá. As vezes é preciso um esforço maior para carregar o irmão, mas sozinho não se consegue chegar lá.
Já aconteceram 60 Campanhas da Fraternidades com diversos temas, mas em apenas 5 fizeram referência direta ao meio ambiente: 1979 - Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos; 2004 - Fraternidade e água: Água, fonte de vida; 2007 - Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão; 2011- Fraternidade e a Vida no Planeta: A criação geme em dores de parto; 2016 - Casa comum, nossa responsabilidade: Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca; e 2017 - Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida: Cultivar e guardar a criação. É possível observar que a frequência e a urgência do tema, se transparece na quantidade de vezes que a Igreja do Brasil voltou seu olhar quaresmal para ele no século XXI.
Em 2025, mais uma vez o tema meio ambiente retorna a Campanha da Fraternidade. Com o tema: “Fraternidade e ecologia integral” e com o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), ela quer chamar a atenção para a inter-relação entre o Criador e toda a criação, evidenciando o ser humano como cuidador de toda a criação. A humanidade tem como missão ser a guardiã responsável pela Casa Comum, observando as dimensões ambiental, antropológica e teológica.
Com o objetivo de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra” (CF2025), faz do termo Ecologia Integral, divulgado amplamente pelo Papa Francisco, uma oportunidade para uma transformação no modo de vida individual e coletiva do Povo de Deus fortalecendo a intimidade entre o meio ambiente, a humanidade e Deus. 
Joilson Domingos Cabreira André
Fernandópolis - 30/09/2024