Educação

Fernandópolis está entre as 08 melhores cidades do estado em alfabetização de crianças

Município teve um dos melhores desempenhos no processo de alfabetização de crianças da rede municipal


por Canal Dez
16/11/2023 às 19:53 Fernandópolis
Fernandópolis está entre as 08 melhores cidades do estado em alfabetização de crianças
Na tarde da última segunda-feira, 13, Fernandópolis foi um dos municípios convidados e premiados na cerimônia do Prêmio PAR – (Programa Alfabetização Responsável), realizada na sede da FIESP em São Paulo.

A premiação reconheceu os oito municípios que atingiram os melhores resultados em 2022 na alfabetização de seus alunos até o 2º ano do ensino fundamental. O objetivo é fortalecer ações educacionais e políticas públicas que visam à alfabetização na idade certa. Os premiados foram: Fernandópolis, Brejo Alegre, Braúna, Meridiano, Mirante do Paranapanema, Pinhalzinho, Guariba e Franca.

Como prêmio, a cidade vai ganhar um espaço maker completo, em regime de comodato e suporte de um instrutor do Sesi-SP. O espaço é um laboratório de fabricação digital para práticas pedagógicas, equipado com máquinas e recursos do mais alto nível para desenvolvimento e prototipação de projetos, ampliando as experiências de aprendizagem multidisciplinares e interdisciplinares. Desta forma, propicia que os estudantes materializem suas ideias, desenvolvam a criatividade e o espírito colaborativo.

“O evento destacou e reconheceu as cidades do estado de São Paulo que alcançaram o melhor desempenho no processo de alfabetização de crianças e Fernandópolis está entre as oito primeiras cidades do estado. Receber esse prêmio me deixou muito feliz, pois mostra que estamos caminhando certo com as ações da Educação municipal”, comentou o prefeito André Pessuto.

SOBRE O PRÊMIO

O Prêmio PAR é realizado por meio de uma parceria do Sesi-SP, com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Para definir os vencedores foram utilizados dados públicos de desempenho dos alunos das redes municipais.

Foram oito categorias premiadas, de acordo com o porte da cidade. Na avaliação, o nível socioeconômico também foi considerado. Os critérios técnicos foram montados com o apoio de entidades como Unicef, Bem Comum e Canal Futura.