Crédito: Diocese de São José do Rio Preto
O Papa Leão XIV instituiu, nesta quarta-feira, dia 22 de maio, a Província Eclesiástica de São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo, e nomeou o primeiro arcebispo: dom Antônio Emídio Vilar, sdb, atual bispo diocesano.
De acordo com o comunicado da Nunciatura Apostólica no Brasil, a nova província foi desmembrada da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, e terá sob seu auxílio, como sufragâneas, as dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga, no Noroeste do estado de São Paulo.
Ao mesmo tempo, o Pontífice confirmou a nomeação de Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, como Arcebispo Metropolitano.
A Arquidiocese de São José do Rio Preto é a primeira criada em todo o mundo pelo Papa Leão XIV (logo nos primeiros dias de seu Pontificado). Na presente data, se destaca uma grande Santa Agostiniana: Santa Rita de Cássia. O pontífice, merece recordação, também é agostiniano.
As informações constam do Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado na manhã dessa quinta-feira, 22 de maio de 2025 e disponível em www.vatican.va (área superior do site, aba “Boletim da Sala de Imprensa”, “Bollettino quotidiano del: 22.05.2025” em “Rinunce e nomine”).
Dado o presente anúncio, a Missa de Instalação da nova Arquidiocese acontecerá, na – agora – Catedral Metropolitana de São José, na quarta-feira, 9 de julho, em horário a ser comunicado posteriormente.
Dom Reginaldo Andrietta, bispo de Jales, enviou uma mensagem a Dom Vilar, dizendo: “Uno-me a você em gratidão a Deus pela missão que lhe é concedida e felicito a Diocese de São José do Preto por sua elevação a Arquidiciose. Que o caminho a seguir por nossas Dioceses, em conjunto, tendo-o à frente como arcebispo, seja de profunda comunhão em Cristo, proximidade fraterna, colaboração mútua e crescente articulação pastoral. Nossa gratidão a Dom Moacir Silva e à Arquidiocese de Ribeirão Preto pelo caminho que percorremos juntos. Que nossos laços de proximidade sejam mantidos e nossa comunhão com o ministério petrino, na pessoa do Papa Leão XIV, seja fortalecida. Fraterno abraço!”
O PÁLIO
O arcebispo de São José do Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, receberá o pálio das mãos do Papa Leão XIV em Missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no domingo, 29 de junho de 2025. Será o primeiro encontro do Metropolita com o novo Pontífice.
De acordo com informações do Vatican News, o pálio é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, consistindo de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre ombros dos Arcebispos. Este pano representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida. Desta forma podemos dizer que o pálio é o símbolo da missão pastoral do bispo. O pálio é também a prerrogativa dos arcebispos metropolitanos, como símbolo de jurisdição em comunhão com a Santa Sé.
Dom Vilar será revestido com o pálio na Missa de Instalação da nova Arquidiocese em uma quarta-feira, 9 de julho, na Catedral Metropolitana de São José, em horário a ser comunicado posteriormente. O arcebispo de Ribeirão Preto (da qual foi desmembrada a Arquidiocese de São José do Rio Preto), Dom Moacir Silva, fará a imposição do pálio sobre Dom Vilar.
BIOGRAFIA DO ARCEBISPO
Dom Antônio Emidio Vilar, sdb, nasceu aos 14 de novembro de 1957, em Guardinha (distrito do município de São Sebastião do Paraíso/MG). A família mudou-se duas semanas depois para Batatais, São Paulo. Aos 11 anos foi para o seminário salesiano em Pindamonhangaba (1969) e em Lavrinhas (1970-1974). Ao fim do noviciado (1975), professou como religioso salesiano no dia 31 de janeiro de 1976, em Pindamonhangaba.
De 1981 a 1986 cursou bacharelado e mestrado em teologia na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), em Roma. Foi Ordenado Presbítero no dia 09 de agosto de 1986, na cidade de Batatais, na Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde.
Em 23 julho de 2008 foi nomeado bispo da Diocese de São Luiz de Cáceres/MT. Em 27 de Setembro de 2008 foi ordenado bispo no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, no Bom Retiro, em São Paulo. Em 28 de Setembro de 2016 foi nomeado bispo da Diocese de São João da Boa Vista/SP.
Em 20 de Novembro de 2016 tomou posse como 5º Bispo Diocesano da Diocese de São João da Boa Vista/SP. Foi nomeado bispo de São José do Rio Preto em 19 de janeiro de 2022.
Em 19 de março de 2022 tomou posse como 6º Bispo da Diocese de São José do Rio Preto/SP. Lema Episcopal: “Animan pro Ovibus” (A vida pelas ovelhas – Jo 10,11). Em 22 de maio de 2025 foi nomeado Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São José do Rio Preto.