Animais

Ataques de onças a humanos são raros, diz veterinário após morte no Pantanal

O veterinário Diego Viana explicou que as onças não incluem humanos em sua dieta e que ataques só acontecem em situações onde os protocolos de segurança não são seguidos


por DCM
23/04/2025 às 17:39
Ataques de onças a humanos são raros, diz veterinário após morte no Pantanal
A morte de Jorge Ávalo, de 60 anos, atacado por uma onça às margens do rio Miranda, em Aquidauana (MS), gerou grande repercussão, mas especialistas destacam que ataques de onças a humanos são eventos extremamente raros. Segundo Gustavo Figueroa, biólogo da ONG SOS Pantanal, animais dessa espécie geralmente evitam contato com pessoas, e a ocorrência não deve ser usada como justificativa para ações contra os felinos.

O veterinário Diego Viana explicou que as onças não incluem humanos em sua dieta e que ataques só acontecem em situações onde os protocolos de segurança não são seguidos. Ele também criticou a prática de “ceva”, que atrai animais selvagens para encontros com turistas, diminuindo a distância de segurança das onças e aumentando os riscos.

A Polícia Militar Ambiental (PMA) trata o caso como um acidente e não como crime. Especialistas pedem cuidado ao analisar o incidente, alertando que não se deve demonizar as onças ou afastar turistas do Pantanal.