O SecretárioMunicipal de Trânsito de Fernandópolis, Paulo Zagolin visitou, nestaquarta-feira (12), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e SegurançaPública de Jales para conhecer o Sistema de Monitoramento por câmeras daquelacidade, que vem servindo de modelo para outros municÃpios.
O sistema demonitoramento de Jales é considerado um dos mais avançados e eficientes dointerior paulista. Dispõe de 20 totens, sendo 10 instalados nas proximidades deescolas municipais e 10 em pontos estratégicos de segurança, além de umaCentral de Monitoramento que funciona 24h por dia.
Segundo asecretária da pasta em Jales, engenheira Beatriz Renesto Faile, os Ãndices decriminalidade reduziram desde sua implantação, em 2024, enquanto a sensação desegurança na cidade aumentou.
Os totens demonitoramento em Jales vão além das câmeras de vigilância. Cada um deles contacom quatro câmeras laterais, uma câmera speed dome e um botão de pânico, quepode ser acionado por qualquer pessoa em situação de perigo. Ao pressionar obotão, a Central de Monitoramento é imediatamente alertada e envia a viaturamais próxima ao local.