Imagem do Baurusuchus pachecoi juvenil em exposição no Museu de Paleontologia de Fernandópolis “Prof. Cristovão Souza de Oliveira”. Crédito da imagem: Prof. Dr. Carlos Eduardo Maia de Oliveira.
Inaugurado em19 de dezembro de 2024, o Museu de Paleontologia de Fernandópolis “Prof.Cristovão Souza de Oliveira” já se consolida como um importante espaçocientífico e turístico da região. Com um acervo de mais de 180 peças fósseis,incluindo dinossauros, crocodilos pré-históricos, plantas e invertebrados, olocal tem atraído visitantes de diversas partes do Brasil.
Entre asespécies expostas, destaca-se um dos fósseis mais completos já encontrados deum Baurusuchus pachecoi juvenil, um crocodilo pré-histórico que viveu há cercade 80 milhões de anos e foi descoberto em Fernandópolis. Esse espécime foi temade uma pesquisa publicada na revista científica internacional The AnatomicalRecord, da Sociedade Americana de Anatomia, e ganhou destaque na capa da ediçãode março de 2024.
Além dosfósseis, o museu conta com réplicas e 18 quadros temáticos sobre paleontologia,além de dois painéis gigantes, com 4 metros de altura por 7 metros de largura,que retratam fósseis e a paisagem da região na época dos dinossauros,proporcionando um cenário ideal para registros fotográficos dos visitantes.
Desde suainauguração, o museu tem recebido um público expressivo. Nos primeiros 38 diasde funcionamento, foram registrados 1.302 visitantes vindos de mais de 20municípios de estados como São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, MinasGerais e até do Distrito Federal. Entre os visitantes notáveis, estiveram oprofessor Dr. Demerval Aparecido do Carmo, especialista em paleontologia da Universidadede Brasília (UnB), e o professor Dr. Silvio Couturato, geólogo da UniversidadeFederal de Mato Grosso (UFMT), Campus Barra das Garças, além de outrosprofissionais renomados, vereadores e historiadores.
O museu éfruto de uma parceria entre a Prefeitura de Fernandópolis, por meio daSecretaria de Cultura e Turismo, e o pelo professor Eduardo Maia, do InstitutoFederal de Votuporanga, responsável pelo acervo.