Variedades

Veja os feriados e pontos facultativos para 2025

O governo federal publicou uma portaria com a lista de feriados e dias de ponto facultativo em 2025


por Canal Dez
31/12/2024 às 12:02 Fernandópolis
Veja os feriados e pontos facultativos para 2025

TV CANAL DEZ FERNANDÓPOLIS

O governo federal publicou uma portaria com a lista de feriados e dias de ponto facultativo em 2025. O calendário foi divulgado na edição de segunda-feira, 30, do Diário Oficial da União. Veja os feriadões, pontos facultativos em Fernandópolis:

O primeiro feriadão, que não é feriado, mas sim uma tradição, ocorre em março, entre os dias 3 e 5 de março. Como manda a tradição no Carnaval, bancos e repartições públicas fecham no período e só retornam na quarta-feira de cinzas, dia 5 de março, ao meio dia.

Em abril o feriado da Sexta-Feira Santa, no dia 18, emenda com o feriado de 21 de abril (Tiradentes) na segunda-feira. No caso é um feriadão de quatro dias.

Em maio, o dia 1º (Dia do Trabalho) e 22 (Aniversário da cidade), caem numa quinta-feira. No caso, o feriadão beneficiará apenas os servidores municipais, já que, com base na lei 4.029 de 2012, quando o feriado cai na quinta-feira, que é o caso, a sexta-feira é declarada ponto facultativo nas repartições públicas. Quando isso ocorre na terça, o ponto facultativo é na segunda-feira.

Essa lei possibilitará outras duas pontes para os servidores públicos municipais em novembro e dezembro: 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e 25 de dezembro (Natal) caem na quinta-feira e entram na regra do ponto facultativo na sexta-feira. No caso do Natal, o feriado começará na quarta-feira, 24, também ponto facultativo municipal, ou seja, cinco dias de serviço público fechado, exceto Samu e Upa.

Apesar disso, o calendário conta com quatro feriados que caem em finais de semana, sábado ou domingo, casos de 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados) e 15 de novembro (Proclamação da República)..

No Estado de São Paulo tem o feriado de 9 de julho (Revolução Constitucionalista) que em 2025 cai numa quarta-feira, sem ponte com final de semana.