IMAGEM - https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQitmjY1IaoJ02XAH9u7l8AWxWCC-GM9YIFbjLzXaId8nIs8C2whjj-aRJA&s=10
No princÃpio, explicava-se tudo pormeio de histórias com grandes interferências das divindades, estes são osmitos. Do caos o mundo se organizou e tornou-se belo e harmônico; da própriarealidade divina veio tudo que existe; do equilÃbrio entre os deuses tudocomeçou, e assim estas histórias demonstravam como o ser humano era integrado,cuidado e cuidador das belezas existentes.
A partir do momento que o serhumano passou a procurar as razões de tudo que existe, pode-se dizer que arelação com o meio ambiente ganha mais força, pois este primeiro pensamentoracional percebia que a criação de todas as coisas provinha a partir desubstâncias já existentes como: água, fogo, os quatro elementos. Mesmo que oobjetivo primeiro não era este, percebe-se indÃcios de um pensamento que busca ocuidado para que o meio gerador da vida não seja destruÃdo.
Passando o tempo, surge o termo ecologia.Provém de duas palavras gregas, oikos (casa) e logia (estudo), oobjetivo parte da necessidade de estudar as relações dos organismos humanos enão humanos em seu habitat. Ao falar em habitat, vem em mente o pensadorCharles Darwin, sim este estudo se fortalece por meio de seus escritos noséculo XIX.
Assim,é pertinente visitar textos como do cacique Seatle, da etnia dos Duwamish:
De uma coisa sabemos: aterra não pertence ao homem. É o homem que pertence à terra. Todas as coisasestão interligadas entre si. O que fere a terra, fere também os filhos e filhasda Mãe Terra. Não foi o homem que teceu a teia da vida; ele é meramente o fioda mesma. Tudo que fizer à teia, a si mesmo fará. (...) CompreenderÃamos asintenções do homem branco se conhecêssemos os seus sonhos, se soubéssemos quaisas esperanças que transmite a seus filhos e filhas nas longas noites de invernoe quais as visões do futuro que oferecem à s suas mentes para que possamformular desejos para o dia de amanhã. (BOFF, 2012:121)
O texto é simples e profundo no quese entende de ecologia. Traz uma visão futura de uma relação que se percebe, hojeem dia, distanciar do que realmente é esta relação entre o homem e a casacomum. É preciso reforçar a cada dia o sentimento de que o homem pertence aalgo superior. E aqui, mesmo de uma espiritualidade profunda, o cacique Seatletransmite suas preocupações sem fazer referência direta as divindades que eleacredita.
Esta visão é a que se necessita terpara entender o novo termo ecologia integral. Termo que procurareintegrar no coração humano este sentimento de pertença de uma realidade maiorque a si mesmo, mas este termo ver-se-á em outro momento.
Joilson Domingos Cabreira André
Citação:BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é: o que não é. Petrópolis, RJ: Vozes,2012