Foto: Roberta Navas Área externa do Museu Afro Brasil
Que tal celebrar o Dia da Independência do Brasil explorando a rica história e cultura afro-brasileira no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo? Localizado no Parque Ibirapuera, o museu oferece quatro exposições imperdíveis que conectam o passado e o presente da arte afro-brasileira. Entre elas, "Tributo a Emanoel Araujo" e "Singular Plural: Rubem Valentim" proporcionam uma reflexão profunda sobre as contribuições afro-brasileiras para o patrimônio cultural do país. Confira as exposições que estão a amostra e aproveite o feriado.
Singular Plural: Rubem Valentim
Inaugurada no dia 24 de agosto e em linha com as ações de acessibilidade e o compromisso de acolher todos os públicos, na mostra Singular Plural: Rubem Valentim, o MAB oferece uma experiência estética inclusiva com fotografias, serigrafias e esculturas adaptadas para pessoas com deficiência, garantindo que a exposição promova um encontro sensível entre pessoas e a arte, em sua diversidade. A mostra, baseada em obras do acervo do Museu, abrange elementos com recursos acessíveis instalados no subsolo e obras originais localizadas no primeiro nível do espaço.
Os elementos com recursos acessíveis incluem duas reproduções táteis tridimensionais e três reproduções bidimensionais das obras originais que serão apresentadas na exposição instalada no primeiro nível. Além disso, a exibição conta com jogos interativos, um mapa tátil e um retrato tátil do artista homenageado, proporcionando uma experiência rica e sensorial para todos os visitantes. Esta exposição marca a ampliação do acesso às obras de Valentim e celebra os 13 anos do programa “Singular Plural”, que visa implantar, expandir e aperfeiçoar recursos de acessibilidade, tornando o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo um espaço cada vez mais acolhedor para todos os públicos.
Tributo a Emanoel Araujo com recursos de acessibilidade
Reaberta na recepção do térreo, com as novas peças que integram o programa ‘Singular Plural’, programa dedicado à acessibilidade na mediação do acervo e das exposições temporárias do Museu. A mostra apresenta reproduções táteis de obras de Emanoel Araujo, artista e fundador do Museu Afro Brasil, e disponibiliza a audiodescrição do vídeo que compõe o acervo.
Wagner Celestino: Caminhos do Samba
A mostra é uma homenagem à rica tradição do samba paulistano. A partir do olhar sensível do fotógrafo Wagner Celestino, a exposição retrata figuras lendárias do samba, como Seu Nenê da Vila Matilde, Xangô da Vila Maria e Carlão do Peruche. Instalado sob a marquise do museu, na área externa, o acervo apresenta as fotografias acompanhadas de biografias dos homenageados.
Entre Linhas: Aurelino dos Santos e Rommulo Vieira Conceição
A exposição, que está instalada no térreo do Museu, coloca em diálogo os artistas soteropolitanos, explorando a profunda relação que ambos têm com os espaços físicos e sociais que os cercam. Aurelino dos Santos apresenta a complexidade urbana de Salvador em suas 28 pinturas, reordenando o caos urbanístico com cores vibrantes e elementos do cotidiano. Rommulo Vieira Conceição, com duas esculturas, transforma objetos do dia a dia em instalações que desafiam as fronteiras entre o interno e o externo.
SERVIÇO:
Endereço: Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10, São Paulo - SP
Funcionamento: terça a domingo, 10h às 17h (permanência até às 18h)
Ingresso: R$15 (meia entrada, R$7,50)
Grátis às quartas
Estacionamento (Parque Ibirapuera)
Horário: das 5h à 0h
Acessos: Portões 3 e 7