Crédito: ChatGPT – Luiz Henrique Miranda – Agência Amigo. Ilustração inspirada nos eventos do filme "O Exterminador do Futuro", representando o momento em que a inteligência artificial Skynet se torna
29 de agosto de 1997 foi a data escolhida por James Cameron para o Dia do Julgamento Final, no filme Exterminador do Futuro, lançado em 1984. Na trama da obra de ficção-científica, o sistema de defesa do mundo automático, financiado pelas forças armadas dos EUA, que é baseado em uma inteligência artificial, torna-se consciente e lança uma barrada de bombas nucleares para destruir toda a humanidade.
Por coincidência, neste dia a Skål Internacional São Paulo promoveu Encontro Temático “Inteligência Artificial e Turismo: Atualidades e Tendências”.
O evento realizou-se no hotel Intercity Paulista, reunindo cerca de 50 skålegas e profissionais do setor de viagens, turismo e eventos. Contou com o patrocínio das empresas B2B Reservas, Hotel Terras Altas Resort e Grupo R1, além do Grupo Tour House, como empresa mantenedora da Skål SP.
Na ocasião, especialistas discutiram o impacto da inteligência artificial (IA) no turismo, abordando inovações, desafios e oportunidades para o setor.
Abertura do encontro coube a Aristides Cury, presidente da Skål Internacional São Paulo, que agradeceu a participação de todos e anunciou a eleição unânime de Raffaele Cecere, CEO e fundador do Grupo R1, como "Personalidade de Turismo Skål 2024", sob calorosos aplausos dos presentes. O presidente do Conselho da Skål São Paulo, Carlos Prado, presidente do Grupo Tour House, destacou a importância do movimento Supera Turismo Rio Grande do Sul; do tema em pauta e a competência dos painelistas, que compartilharam insights valiosos sobre as tendências emergentes no uso da IA no turismo.
Os painéis contaram com a participação de quatro especialistas:
- Daniel Turbox, CEO e fundador do App Meu Agente e Turbox: Em sua palestra "IA e Automação a Serviço do Turismo", Daniel destacou como a automação e a inteligência artificial estão transformando a produtividade das empresas do setor. Ele mencionou que 85% das corporações globais já consideram a IA essencial para seus negócios, ressaltando que o uso de chatbots para resolver problemas simples é preferido por 42% dos consumidores. A apresentação também abordou o impacto econômico e a criação de novas profissões, como cientistas de dados e engenheiros de aprendizado de máquina.
- Luciano Rolim, Conselheiro Independente do Grupo Tour House: Falando diretamente dos Estados Unidos, Luciano explorou "Aprendizados de Outras Indústrias", discutindo como diferentes setores têm adotado a IA para resolver problemas específicos e os papéis que tecnologias como Agentes de IA e planejamento de viagens podem desempenhar no futuro. Ele enfatizou a importância de dados, GPUs, e algoritmos para a construção de soluções de IA eficazes no turismo, destacando as oportunidades táticas e estratégicas que essas tecnologias oferecem.
- Marcelo Salomão, SVP Accor Technology: Em sua apresentação "Inteligência Artificial na Hotelaria", Marcelo discutiu como a IA pode revolucionar o setor hoteleiro, melhorando a eficiência operacional e personalizando a experiência do hóspede. Ele destacou o uso de chatbots para atendimento 24/7, sistemas de recomendação personalizados, e automação de tarefas como auditorias noturnas e controle de energia. Ao concluir, Salomão enfatizou que a IA tem o potencial de simplificar processos, criando mais espaço para uma experiência personalizada e de alta qualidade para os hóspedes.
- Fabio Zelenski, Diretor de Marketing do Visite São Paulo Convention Bureau e Diretor de Eventos da Skål Internacional São Paulo, abordou "Impactos e Oportunidades da Inteligência Artificial", apresentando "Lina", uma IA desenvolvida pelo Visite São Paulo para entender padrões de oferta e demanda, auxiliar na integração de vendas e melhorar a acessibilidade. Ele ressaltou que o momento atual é ideal para a adoção de tecnologias como ChatGPT e MidJourney, que estão prontas para otimizar processos, automatizar ações, e aprimorar o atendimento ao cliente.
Seguiu-se riquíssimo debate, moderado por Raffaele Cecere, onde despontaram relevantes questões, do decano Professor Dr. Mario Beni; do Skålega Ivan Lima, responsável pelo programa Diversidade e Inclusão da Skål SP no segmento de equidade racial, e de Isabelle Grechi, que junto com Hugo Souza, representaram B2B reservas.
O evento foi um marco na discussão sobre o futuro da inteligência artificial no turismo, reafirmando o compromisso do Skål Internacional São Paulo em fomentar o desenvolvimento do setor e a capacitação de seus profissionais.
Serviço
Seguidores da Skål no Instagram podem solicitar a íntegra das apresentações conduzidas por cada um dos painelistas que receberão os respectivos arquivos em até 48 horas. @skalbr.oficial
Sobre a Skål Internacional São Paulo
Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo, Skål Internacional é uma organização profissional de líderes do turismo em todo o mundo, que promove o turismo global e a amizade. A unidade de São Paulo se destaca por realizar eventos relevantes que abordam temas atuais e promovem o networking entre seus membros.