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Especialista compartilha 4 dicas para aproveitar e aplicar feedback de clientes

Para CEO da TMB, empreendedor precisa deixar ego de lado e dar mais atenção às críticas se quiser melhorar


por Canal Dez
14/08/2024 às 17:16
Especialista compartilha 4 dicas para aproveitar e aplicar feedback de clientes

Reinaldo Boesso

Clientes insatisfeitos representam uma valiosa fonte de aprendizado. Por isso, é fundamental aos empreendedores que buscam aprimorar seu desempenho e aumentar suas vendas, dediquem atenção especial às críticas recebidas, talvez até mais do que aos elogios. Esse cuidado permite melhorar a satisfação das empresas ou pessoas atendidas, e ao mesmo tempo, colabora para um crescimento sustentável do negócio.

Segundo Reinaldo Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB, fintech   especialista em pagamento através de boleto parcelado, estar numa posição de conforto não deixa o negócio melhorar. “É através de feedbacks negativos que é possível realizar mudanças que farão com que a empresa cresça”, explica. 

O empresário ressalta que muitas vezes, se o cliente não fechar, a culpa pode ser da empresa. “Isso faz com que, constantemente, o empresário se obrigue a rever processos, discurso de vendas e até mesmo a solução que oferece. A partir das críticas, é possível perceber se não foi possível conseguir demonstrar valor suficiente na proposta apresentada ou se o cliente tem algum motivo que precisa ser um ponto de melhoria”, diz Boesso. 

Confira algumas formas que podem ser usadas para pedir feedback dos clientes em um negócio digital: 

Utilize Pesquisas Online: Ferramentas como Google Forms, SurveyMonkey e Typeform permitem criar pesquisas personalizadas para obter insights. “Você pode distribuir via email, redes sociais ou diretamente no site, e ainda pode oferecer incentivos, como descontos ou brindes, para aumentar a taxa de resposta”, sugere o CEO da TMB Educação.
Implemente Feedback em Tempo Real no Site: Use widgets de feedback, que aparecem em momentos específicos durante a navegação do usuário.
Monitore Redes Sociais: Utilize ferramentas de monitoramento de redes sociais, como Hootsuite ou Sprout Social, para acompanhar menções e comentários sobre a marca. “Não se esqueça de responder tanto elogios quanto críticas”, ressalta Reinaldo Boesso. 
Realize uma análise dos dados: Avalie os dados e comentários recebidos por meio dos canais de atendimento ao cliente, como chat online, email e telefone; e identifique padrões comuns e problemas recorrentes que precisam ser resolvidos.
Sobre a TMB 

Trata-se de uma fintech que atua com inteligência de crédito e que tem como propósito resolver uma grande lacuna da sociedade. As soluções permitem que todos aqueles leads que sonham em comprar um infoproduto digital possam, enfim, realizar esse desejo, o que permite dobrar o faturamento com vendas que não aconteceriam. 

No total, a empresa disponibiliza desenhar o melhor modelo  de crédito, onde o cliente pode escolher aquela que mais faz sentido para o seu negócio. Além do apoio financeiro, a TMB realiza recuperação de vendas de uma forma totalmente inovadora. Para mais informações, acesse o site ou pelo @tmbeducacao.

 
Sobre Reinaldo Boesso

É CEO da TMB, uma fintech especializada em crédito educacional, que tem como grande missão democratizar o conhecimento para transformar a economia através da educação. É formado em Análise de Sistema e possui pós-graduação em gestão empresarial e gestão de projetos. Também é especialista financeiro liderando times de M&A em fundos de investimento.