Localização dos radares em Fernandópolis; em todo o estado serão 649 radares - Foto - Divulgação
O DER – Departamento de Estradas de Rodagem -, publicou no Diário Oficial do Estado as empresas classificadas na licitação que prevê a instalação de 649 novos radares fixos nas rodovias paulistas. A previsão é de que os radares comecem a operar em janeiro de 2025.
O pacote inclui instalação de 34 radares em rodovias da região, 14 deles na Rodovia Euclides da Cunha (SP – 320). As rodovias Percy Waldir Semeghini (SP – 543) em Fernandópolis, Eliezer Montenegro Magalhães (SP 463) em Jales e Péricles Beline (SP 479) em Votuporanga que também terão controle de velocidade por radar.
O governo estadual prevê investir R$ 202,6 milhões nos equipamentos. O processo de licitação ainda não foi homologado porque inda há prazo para recursos das empresas desclassificadas. O Consórcio Conectasp Rodovias foi o que apresentou melhor proposta para o lote 9 que inclui rodovias da nossa região. Após a análise de documentação, capacidade de execução e eventuais recursos, a empresa vencedora terá 90 dias para a instalação e aferição dos radares pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).
Os medidores de velocidade serão instalados nas estradas não concedidas, ou seja, aquelas ainda administradas pelo Estado, por meio do DER. Para receber os novos radares, o DER definiu os pontos críticos em rodovias de 14 regionais do órgão no Estado.
A instalação dos radares é uma das estratégias do Plano de Segurança Viária do governo estadual que prevê reduzir, até 2030, ao menos à metade a taxa estadual de mortes no trânsito. Lançado em maio, o plano pretende garantir que todas as rodovias novas ou reabilitadas alcancem classificação mínima de segurança de três estrelas, conforme a metodologia internacional para redução de mortes e feridos no trânsito.
Segundo o DER, os novos equipamentos são mais modernos e eficientes, já que, além de fiscalizar a velocidade e fazer a contagem dos veículos, farão a leitura automática das placas e transmissão em tempo real para uma central do departamento.
A inovação amplia a capacidade de fiscalização do Estado nas rodovias de São Paulo, segundo o órgão. Com o sistema de leitura automática de placas (OCR) o sistema vai reforçar o programa “Muralha Paulista” para ampliar a segurança no estado. Com a leitura de placas, será possível integrar o sistema ao Detecta, programa de monitoramento do Estado de São Paulo que reúne informações de câmeras e faz o cruzamento de dados, permitindo, por exemplo, identificar carros roubados ou furtados.
Atualmente, essas estradas são fiscalizadas apenas pelo policiamento rodoviário.
De acordo com o DER, os radares voltarão aos mesmos pontos dos anteriores que foram retirados da Rodovia Euclides da Cunha em janeiro de 2021. Em Fernandópolis, no km 551,65 (embaixo do Viaduto José Affonso de Albuquerque na Avenida Expedicionários) e no km 556,90 (próximo ao viaduto Horácio Beata que dá acesso ao Distrito Industrial VI).
A novidade é que a Rodovia Percy Waldir Semeghini, que liga Fernandópolis à divisa com Minas Gerais também será fiscalizado por radar que será instalado no km 555,10 em Fernandópolis.