Uma nova lei, sancionada pelo prefeito Edinho Araújo nesta quarta-feira (7), autoriza o sepultamento de animais de estimação em cemitérios públicos e privados da cidade. A partir de agora, donos de cães e gatos poderão enterrar seus pets junto aos seus familiares.
Como funciona?
Quem pode enterrar o pet? Somente os donos de animais de estimação que já possuem um jazigo em um cemitério público ou privado poderão enterrar seus pets no mesmo local.
Quais animais podem ser enterrados? A lei permite o sepultamento de cães e gatos com até 80 quilos.
Quais os documentos necessários? É obrigatório apresentar um laudo veterinário que ateste que o animal não morreu de uma doença transmissÃvel aos humanos e que é seguro realizar o sepultamento.
Quanto tempo o pet pode ficar enterrado? Os restos mortais do animal só poderão ser retirados do local após dois anos do sepultamento.
Regras para cemitérios públicos e privados
Cemitérios públicos: A administração municipal será responsável por estabelecer as regras para a liberação e o sepultamento dos animais.
Cemitérios privados: Cada cemitério particular terá suas próprias regras para o registro e arquivamento dos sepultamentos de animais.
A decisão divide opiniões
A nova lei gerou debates na cidade, com opiniões favoráveis e contrárias. Aqueles que apoiam a medida destacam o vÃnculo afetivo entre as pessoas e seus animais de estimação e a importância de ter um local para prestar homenagens aos pets. Já os crÃticos argumentam que os cemitérios são locais destinados aos seres humanos e que a mistura de restos mortais de animais e pessoas pode gerar problemas sanitários e religiosos.