Atualmente, estamos vivendo uma das temporadas esportivas mais empolgantes da história. Acabamos de concluir a Eurocopa e a Copa América 2024, estamos acompanhando os Jogos OlÃmpicos de Paris e, em menos de dois anos, teremos a Copa do Mundo de 2026. Eventos de alto calibre, como os que acabei de mencionar, são um desafio para as organizações, não apenas devido à s emoções geradas por essas competições, mas também pelos diferentes desafios e oportunidades que surgem em termos de segurança e da experiência dos participantes, a fim de oferecer uma experiência de primeira classe.
Exemplos disso incluem problemas de segurança causados por grandes multidões que tentam forçar a entrada em um local, ou quando um de nossos acompanhantes se perde no meio da multidão e é preciso agir rapidamente para localizá-lo. Esses incidentes destacam a necessidade crÃtica de tecnologia e sistemas de segurança avançados para prevenir, gerenciar e processar com eficácia situações semelhantes e garantir o sucesso de eventos futuros.
Com o desenvolvimento e o avanço acelerado da inovação, agora temos ferramentas como a análise e a Inteligência Artificial (IA) para nos ajudar a atingir esses objetivos. Dito isso, vamos falar um pouco sobre algumas dessas tecnologias para saber mais sobre seus benefÃcios e sua aplicação em estádios e locais esportivos, e como essas estações ativas, esportivamente falando, podem garantir a qualidade dos eventos e o bem-estar de todos os envolvidos.
Controle de acesso eficaz: A chegada, a entrada e a saÃda de participantes e visitantes de um estádio para assistir ao seu time ou jogadores favoritos é fundamental para o sucesso do jogo ou partida. Equipar o local com tecnologia que permita um controle de acesso eficaz e confiável é uma necessidade quando há multidões presentes e oferece uma camada adicional de segurança e controle.
O videomonitoramento é essencial em instalações esportivas: A capacidade de observar e analisar o fluxo de pessoas em tempo real permite que os organizadores detectem e atenuem possÃveis ameaças à segurança antes que elas surjam ou aumentem. Um exemplo disso são as câmeras modelo PTZ que a Axis instalou para a segurança do Super Bowl Live em 2017, realizada no NRG Stadium, em Houston, Texas. Esses dispositivos monitoraram dinamicamente grandes áreas com seus recursos de pan, tilt e zoom, enquanto as câmeras térmicas garantiram a visibilidade em condições de pouca luz, detectando a presença de indivÃduos por meio de sua assinatura de calor.
Dissuasão de comportamento inadequado: A presença visÃvel de câmeras de vigilância funciona como um impedimento para o comportamento criminoso, melhorando a segurança geral do evento. Um exemplo tangÃvel é o Estadio Centenario, en Montevideo, Uruguay, que se tornou um exemplo de como a tecnologia pode transformar a segurança em eventos esportivos. Essa iniciativa restaurou a confiança dos torcedores no futebol como um espetáculo seguro e familiar, incentivando o comparecimento de famÃlias e espectadores que antes se sentiam ameaçados pela atmosfera violenta.
Software de gerenciamento para um desempenho ideal: A implementação de soluções tecnológicas avançadas e de software que permitem o gerenciamento de "filas" é uma ferramenta poderosa para aprimorar as operações de varejo e de alimentação dentro do estádio, reduzindo o tempo de espera e melhorando a experiência do cliente. Além disso, câmeras e análises integradas otimizam o gerenciamento de estacionamento e tráfego, resolvendo rapidamente problemas como roubo ou disputas de atendimento ao cliente.
Os desafios impostos pelos eventos esportivos e culturais de hoje geram a necessidade de investir em sistemas de segurança avançados para prevenir e gerenciar com eficácia qualquer tipo de situação, seja um risco ou para melhorar nossa experiência. É por isso que a inovação e a tecnologia de primeira classe desempenham um papel fundamental na evolução e na eficácia dessas tecnologias, garantindo que tanto os organizadores quanto os participantes possam desfrutar de uma experiência segura e organizada.