Esportes

Jogos Olímpicos prometem deixar legado de sustentabilidade e valorização dos direitos humanos

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começam nesta quarta-feira, 24 de julho, embora a cerimônia de abertura esteja marcada para sexta, 26


por Canal Dez
24/07/2024 às 10:43
Jogos Olímpicos prometem deixar legado de sustentabilidade e valorização dos direitos humanos

MKT Colégio Marista Arquidiocesano As Olimpíadas visam inspirar uma nova geração de atletas e entusiastas do esporte

Em 2024, os Jogos Olímpicos de Paris oferecerão uma celebração inovadora do esporte ao mundo inteiro. Mais eventos acontecerão fora dos estádios, dentro do coração da Cidade Luz. A cerimônia de abertura também acompanhará a mesma premissa. Pela primeira vez, a celebração que marca o início do maior evento esportivo do planeta não será realizada em um estádio. Milhares de atletas vão desfilar dentro de barcos que vão percorrer cerca de 6 Km no Rio Sena, que atravessa Paris.

Além das competições

A importância dos Jogos Olímpicos vai além da competição atlética. Eles servem como um lembrete poderoso do que a humanidade pode alcançar quando trabalha junta em prol de objetivos comuns. “Em um momento de desafios globais, como mudanças climáticas, desigualdade e conflitos, os Jogos Olímpicos oferecem uma plataforma para promover a paz, a sustentabilidade e os direitos humanos”, analisa  o coordenador do Núcleo Atividades Complementares (NAC) do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), Ricardo Dias Correa. 

O legado dos Jogos de Paris também é significativo. A cidade se comprometeu a sediar os primeiros Jogos Olímpicos verdadeiramente sustentáveis, com um foco em minimizar o impacto ambiental e maximizar os benefícios sociais e econômicos para a comunidade local. As instalações esportivas foram projetadas para serem reutilizadas ou transformadas após os Jogos, garantindo que os investimentos realizados tragam benefícios duradouros.

Além disso, os Jogos visam inspirar uma nova geração de atletas e entusiastas do esporte: programas de inclusão e desenvolvimento esportivo foram implementados para envolver jovens de todas as origens, promovendo a saúde, a educação e o empoderamento por meio do esporte.

“A herança desses Jogos promete ser duradoura, impactando positivamente a sociedade e o meio ambiente, e inspirando futuras gerações a continuar buscando a excelência e a união através do esporte”, afirma Ricardo. 

Valores

O coordenador do Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do Colégio Marista Arquidiocesano, Ricardo Dias Correa, explica que os Jogos Olímpicos “são guiados por um conjunto de valores fundamentais que refletem a essência do movimento olímpico e a visão do Comitê Olímpico Internacional (COI)”. 

São eles:

  1. Excelência
  2. Amizade
  3. Respeito 
  4. Determinação
  5. Inspiração
  6. Igualdade
  7. Coragem

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes em 18 estados e no Distrito Federal com 63 unidades. Os mais de 80 mil estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Os Colégios Maristas fazem parte do Marista Brasil, uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal que atende mais de 97 mil crianças, jovens e adultos. Saiba mais em: maristabrasil.org/