Christina Morillo - Pexels
Respondendo ao aumento incessante da IA generativa, da transformação digital e da automação, os alunos brasileiros estão demonstrando uma disposição excepcional para se desenvolver para o mercado de trabalho digital e adquirir habilidades de GenAI e altos níveis de proficiência em tecnologia e ciência de dados.
O Relatório de Habilidades Globais 2024 , divulgado esta semana pela plataforma de aprendizagem online Coursera, classifica o Brasil como o país mais qualificado da América Latina e do Caribe. O país também está entre os 20 principais países em termos de proficiência geral em competências, demonstrando que os alunos do país estão bem preparados para prosperar face à disrupção digital.
Os alunos brasileiros registraram um aumento de 1.079% nas matrículas em cursos de IA generativa na plataforma Coursera, impulsionados por cursos populares como Engenharia Prompt para ChatGPT, (Vanderbilt University), Introdução à IA Generativa (Google Cloud), IA Generativa com modelos de Linguagem Grandes (AWS) e DeepLearning.AI), IA Generativa para Todos ( (DeepLearning.AI) e Análise Avançada de Dados do ChatGPT Vanderbilt.
Com grande oferta de carreiras como engenheiro de segurança em nuvem e engenheiro de aprendizado de máquina e quase 70% dos contratantes reportam dificuldades de contratação por conta de uma lacuna de competências , as iniciativas de melhoria de competências são cruciais. Essa ênfase na proficiência digital é essencial para preencher o gap de ofertas educacionais atuais e as necessidades em evolução do mercado de trabalho, preparando a força de trabalho do Brasil para a economia futura.
O relatório anual se baseia em insights de mais de 148 milhões de alunos e 7 mil parceiros institucionais na plataforma Coursera para identificar tendências regionais e nacionais em torno da proficiência em competências e oportunidades. No Brasil, os alunos estão se concentrando em obter uma combinação essencial de habilidades digitais e humanas, incluindo Colaboração, Adaptabilidade, Design Gráfico, Negociação, Análise de Pessoas e Linguagens de Programação.
“A ascensão da IA generativa sublinha a necessidade premente de estratégias novas e inovadoras para construir uma força de trabalho competitiva, com dois terços dos empregos expostos a algum grau de automação”, diz Jeff Maggioncalda, CEO da Coursera. Para empresas, governos e instituições acadêmicas brasileiras à medida que respondem a perturbações sem precedentes e contribuem para um futuro em que o acesso à aprendizagem de alta qualidade capacita todos."
Descobertas-chave no Brasil
O Estado do Espírito Santo firmou parceria com a Coursera para lançar um programa de desenvolvimento de força de trabalho para cidadãos, funcionários públicos e professores estaduais. O objetivo é acelerar a transformação digital, aumentar a produtividade governamental e dotar os cidadãos de competências para aumentar a empregabilidade e o rendimento. Patrocinadas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, as formações incluem tecnologia e programação, gestão de projetos, liderança, inovação e sustentabilidade.
Para se candidatar aos cursos, é necessário ter idade mínima de 16 anos, completos na data do início do curso, acesso à internet e noções básicas de informática e de navegação na internet.
“Num cenário global cada vez mais competitivo, o Espírito Santo se destaca ao investir na qualificação de seus cidadãos por meio do Qualificar ES – Programa de Formação Avançada”, afirmou Renato Casagrande, Governador do Espírito Santo. “Este programa, que dá acesso à Coursera, demonstra nosso compromisso com educação de qualidade, inovação e empreendedorismo. Com parcerias estratégicas e forte apoio, estamos criando oportunidades para que nossos jovens e profissionais se especializem, inovem e contribuam para o desenvolvimento sustentável do estado. "
“É com grande satisfação que anunciamos o significativo impacto do Qualificar ES – Programa de Formação Avançada. Desde 2022, o programa já registou mais de 33 mil inscritos, emitiu mais de 6 mil certificados e alcançou mais de 62 mil horas de aprendizagem.” afirmou Bruno Lamas, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional “Esta iniciativa fortalece a formação de alto nível e incentiva a inovação tecnológica, preparando nossos talentos para os desafios globais e contribuindo significativamente para o progresso econômico e social do Espírito Santo”.
Descobertas- chave no mundo:
Com mais de 148 milhões de alunos, 7 mil instituições e 7.100 cursos das 325 principais universidades e parceiros do mundo, a Coursera possui um dos maiores conjuntos de dados para identificar e medir tendências de competências. No Relatório Global de Competências, 109 países estão presentes, com classificações percentuais atribuídas a cada proficiência em competências. Um país que apresenta 100% de proficiência em competências fica no topo, enquanto um país com 0% fica em último lugar.
Atualmente, a Coursera apoia o desenvolvimento de habilidades de 5,8 milhões de alunos no Brasil, que se inscreveram em mais de 7,7 milhões de cursos e registraram 5.4 milhões de horas de aprendizagem, desde outubro de 2021. Para capacitar ainda mais os alunos brasileiros para adquirir as habilidades mais exigidas para a economia moderna, a Coursera recentemente aproveitou a tradução em machine learning em grande escala para traduzir mais de 4.700 de seus cursos para o português falado no Brasil.
Baixe o relatório regional sobre a América Latina em português aqui.
Sobre a Coursera
A Coursera foi lançada em 2012 por dois professores de Ciência da Computação de Stanford, Andrew Ng e Daphne Koller, com a missão de fornecer acesso universal ao aprendizado de classe mundial. É agora uma das maiores plataformas de aprendizagem online do mundo, com 148 milhões de alunos inscritos até 31 de março de 2024. A Coursera faz parceria com mais de 325 universidades e parceiros líderes da indústria para oferecer um amplo catálogo de conteúdo e credenciais, incluindo cursos, especializações, certificados profissionais, projetos orientados, bacharelado e mestrado. Instituições em todo o mundo usam a Coursera para aprimorar e requalificar seus funcionários, cidadãos e estudantes em áreas como ciência de dados, tecnologia e negócios. A Coursera se tornou uma empresa de utilidade pública de Delaware e uma B Corp em fevereiro de 2021.