Uma questão que vejo em muitas empresas e que os lÃderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores. Se pararmos para pensar, cerca de 90% das vezes que alguém traz um problema, que muitas vezes como lÃderes não estamos enxergando, trazem também uma solução.
É essencial que os lÃderes estejam dispostos a ouvir atentamente e valorizar as contribuições de suas equipes. Gosto sempre de lembrar que temos dois ouvidos e uma boca. Logo, devemos escutar mais.
A abordagem de escutar atentamente, olhar nos olhos e demonstrar interesse genuÃno, não apenas fortalece o relacionamento do seu time, mas também abre espaço para o desenvolvimento de soluções colaborativas.
A prática de dar voz à s pessoas e incentivar a participação ativa na resolução de problemas é fundamental para criar um ambiente de trabalho onde todos se sintam valorizados e engajados. Ao reconhecer o potencial das equipes para contribuir com soluções, os lÃderes podem aproveitar ao máximo o talento e a criatividade de cada membro da equipe.
A escuta cria um sentimento de pertencimento daquele colaborador. Com isso, ele também se sente valorizado. É preciso aprender a filtrar o que escuta e incorporar boas ideias ao seu negócio.
Assim, você e seu empreendimento só tendem a crescer. Tenha sempre essa perspectiva tão valiosa sobre ouvir atentamente e envolva as pessoas na busca por soluções.
Leonardo Chucrute CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos.