Quando as pessoas pensam em repelente, geralmente imaginam aqueles aplicados diretamente na pele, os elétricos de tomada e os em spray. Porém, uma novidade no mercado são os repelentes que podem ser aplicados nos tecidos e estofados que decoram as casas. Essa tecnologia já é bastante utilizada nos Estados Unidos, aprovada pelo ACOG (American College of Obstetricians and Gynecologists, ou Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia, em português), e chegou ao Brasil através da empresa Haxea. “Recentemente, lançamos o D-Fense Pro Tecidos, que tem duração de um dia (24 horas) e já foi aprovado pela Anvisa. Além de ser usado em roupas, ele pode ser pulverizado em estofados, como cadeiras, pufes e sofás; almofadas; cortinas; tapetes e também na roupa de cama de adultos e crianças. A aplicação em lençóis, fronhas, travesseiros, cobertores, mantas e edredons permite que as pessoas tenham uma noite tranquila de sono, sem picadas e zumbidos de pernilongo no ouvido. Ele também é altamente eficaz contra os ácaros, aqueles pequenos insetos que vivem em nossos tecidos e nossas roupas, que causam alergias, rinites e problemas respiratórios”, explica Henrique Cossi, gerente de inovação da marca.
O uso de métodos inovadores como esse se torna muito importante diante dos casos de dengue, que já ultrapassaram 4 milhões em todo o país. Uma das principais características desses insetos — transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya — é que são domésticos. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Aedes aegypti vive dentro e na proximidade das casas, por isso todo cuidado com esse ambiente é fundamental.
O uso de sprays inseticidas é uma opção, mas é importante considerar pontos como a presença de animais, plantas e crianças no local onde o produto será aplicado. Recomenda-se que o ambiente seja esvaziado antes da aplicação, pois ele também pode ser prejudicial à saúde, especialmente para quem sofre de rinite ou outras alergias respiratórias, devido ao cheiro intenso. “O D-Fense Pro Tecidos tem uma tecnologia que não deixa cheiro, permite uma secagem rápida e não possui nenhuma contraindicação, podendo ser utilizado por adultos, idosos, gestantes, lactantes e crianças a partir de 2 meses. Além disso, ele é seguro para animais de estimação, ou seja, não é necessário remover seu bichinho de dentro de casa para aplicar o produto. Basta tomar os devidos cuidados para garantir que o produto não fique ao alcance do animal e o mesmo não ingira o líquido. O produto foi desenvolvido e aprovado para ser borrifado em tecidos, por onde a maior parte das picadas acontece, ainda que também tenha sido testado dermatologicamente”, comenta.
Segundo um estudo publicado pela Medical and Veterinary Entomology, em Londres, cerca de 75% das picadas de mosquitos acontecem por cima das roupas, o que torna a aplicação do repelente nos tecidos uma necessidade na proteção contra a doença. “A fórmula do repelente de tecidos da HAXEA conta com a permetrina, que é a versão sintética do repelente natural de insetos produzido pelo extrato do crisântemo. Enquanto a essência natural da flor se decompõe rapidamente ao entrar em contato com a luz solar, a versão sintética tem longa duração, garantindo proteção com apenas uma aplicação diária. Quando mosquitos entram em contato como esse princípio ativo, eles o absorvem e são automaticamente repelidos”, completa Henrique Cossi.