Animais

Aves Ratitas

As aves que não voam


por Canal Dez
29/04/2024 às 07:31 Fernandópolis
Aves Ratitas

@geas.universidadebrasil

As aves ratitas não possuem o esterno em forma de quilha, sendo achatado, além de serem geralmente pesados e possuírem asas pequenas e atrofiadas, usadas para o direcionamento, enquanto correm. Isso determina a incapacidade de voo nesses animais. Porém, são excelentes corredoras, já que, geralmente possuem pernas longas e mudanças morfológicas em seus pés que melhoram o contato com o solo, como os artelhos voltados para frente, além da sua diminuição, como no caso do avestruz, que só tem dois artelhos em contato com o chão.
avestruz- comum: é uma espécie de ave não voadora, originária da África e é considerado a maior espécie viva de aves. normalmente pesam de 90 a 130 kg, embora alguns avestruzes machos tenham sido registrados com pesos de até 155 kg. Na maturidade sexual (entre 2 e 4 anos de idade), avestruzes machos podem possuir de 1,8 m a 2,7 m de altura, enquanto as fêmeas alcançam de 1,7 m a 2 m. Durante o primeiro ano de vida crescem cerca de 25 cm por mês. Em um ano um avestruz pesa cerca de 45 kg.
ema: É uma ave não voadora; e usa suas grandes asas apenas para se equilibrar enquanto corre. Os machos são os responsáveis pela incubação e o cuidado com os filhotes. A ema é considerada a maior ave brasileira. São a maior e mais pesada ave do continente americano. Um macho adulto pode atingir 1,70 m de comprimento e pesar até 36 kg. A envergadura pode atingir 1,50 m de comprimento.
Apresenta plumagem do dorso marrom-acinzentada, com a parte inferior mais clara. O macho distingue-se por ter a base do pescoço, parte do peito e parte anterior do dorso negros. Difere do avestruz por não apresentar cauda e pigóstilo. Também não possui glândula uropigiana. Ao contrário das demais aves, há separação das fezes e da urina na cloaca; os machos adultos possuem um grande pênis. Possui pernas fortes e pés providos de três dedos.
Originalmente ocupava boa parte da Caatinga, mas devido a caça intensa e o avanço da colonização pelos sertões, foi declarada extinta no estado do Ceará em 2021.
quiuí: são um grupo de aves não voadoras endêmicas da Nova Zelândia Os membros desse grupo são aproximadamente do tamanho de uma galinha doméstica, os quiuís são de longe as menores ratitas vivas. Possuem hábitos especialmente noturnos e olfato apurado, essas aves substituem os nichos ecológicos de mamíferos de pequeno porte na Nova Zelândia.
emu: Emu ou ema-australiana é uma espécie de ave terrestre endêmica de Austrália, a segunda maior do mundo.
Os emus batem as asas ao correr, talvez como um meio de se estabilizar quando se movem rapidamente. Eles têm pescoços e pernas longos, e podem correr a uma velocidades de 48 km/h devido à musculatura dos membros pélvicos altamente especializada. Seus pés têm apenas três dedos e um número igualmente reduzido de ossos e músculos associados ao pé; os emus são únicos entre as aves, pois seus músculos gastrocnêmios na parte de trás das pernas têm quatro barrigas em vez das três normais. Os músculos dos membros pélvicos das emus contribuem com uma proporção semelhante da massa corporal total, assim como os músculos de voo das aves voadoras. Ao caminhar, o emu dá passadas de cerca de um metro, mas no galope total, uma passada pode chegar a 2,75 metros. Suas pernas não têm penas e, por baixo dos pés, há almofadas grossas e acolchoadas. Como o casuar, o emu tem garras afiadas nos dedos dos pés, que são seu principal atributo defensivo, e são usados em combate para infligir ferimentos nos oponentes através de chutes. O dedo do pé e a garra totalizam 15 cm de comprimento. O bico é bem pequeno, medindo 5,6 a 6,7 cm, e é macio, sendo adaptado para pastagem. Emus têm boa visão e audição, o que lhes permite detectar ameaças à distância.

GEAS - Grupo de Estudos de Animais Selvagens da Universidade Brasil Fernandopolis, composto por: Rayssa Vitoria Stuqui Branco(presidente), Raissa Oliveira da Silva (vice-presidente), Isabella Cecato Clemente (1° secretário), Maria Fernanda de Sene Urzedo (2° secretário), Isadora Bonfim De Carvalho (1° tesoureiro), Vitória Caren Santana Gatto (2º tesoureiro), Gabrielly Pigoretti dos Santos  (1° Relações Públicas), Giovana Borges Dias (2° Relações Públicas), pelos colaboradores Melissa Urzedo Silva, Ricardo da Silva Theodoro dos Santos e José Carlos Soares Junior (Professor e Coordenado responsável).