Muito se fala sobre a nutrição de cães e gatos, mas afinal qual a é a devida alimentação que deve ser ofertada para as aves?
As aves vêm ganhando cada vez mais espaço como pets no Brasil e a anos possuiu o segundo lugar estando a frente dos gatos.
Isso aumenta a indagação do alimento correto a ser ofertado, alpiste para canários? Semente de girassol para papagaio?
Pesquisas mostram que isso causa desbalanceamento nutricional para aves pois a tentativa de reproduzir a alimentação destas aves como é na natureza pode causar obesidade, deficiência nutricional, doenças e até a morte prematura destes animais.
Afinal os hábitos das aves pets é completamente diferente das aves de vida livre, que possuem grande gasto energético, passa por perÃodos de escassez e perÃodos de grande oferta nutricional, em alguns casos buscam outras fontes de alimento, (vermes, insetos, frutos, minhocas, flores, etc) para atender suas necessidades nutricionais.
Por meio disso foi contatado que a devida alimentação das aves deve ser feita por meio de rações extrusadas, que já possuem na sua composição o valor nutritivo ideal, sendo balanceada em vitaminas, minerais e aminoácidos. Outro fator que influencia a utilização da ração e quanto a seletividade das aves aos alimentos mais palatáveis e familiares, deixando de consumir outros alimentos, propiciando a deficiência nutricional. Mantendo assim a saúde e longevidade das aves
Porém podem ser ofertados alimentos diferentes ou mudar a forma dos comedouros destes animais por meio do enriquecimento ambiental alimentar. Comedouros e brinquedos que desafiem as aves a encontrar e extrair a comida que estão escondidos ou ofertados de maneiras diferentes, como em dias e horários imprevistos, como bolas com furos, onde elas precisam rolar para obter as sementes, em dias quentes oferecer sementes ou frutas congeladas (dependendo da espécie). Mantendo a ração como fonte de alimentação principal e fazendo o correto preparo das alimentações utilizadas no enriquecimento ambiental.
GEAS - Grupo de Estudos de Animais Selvagens da Universidade Brasil Fernandopolis, composto por: Rayssa Vitoria Stuqui Branco(presidente), Raissa Oliveira da Silva (vice-presidente), Isabella Cecato Clemente (1° secretário), Maria Fernanda de Sene Urzedo (2° secretário), Isadora Bonfim De Carvalho (1° tesoureiro), Vitória Caren Santana Gatto (2º tesoureiro), Gabrielly Pigoretti dos Santos (1° Relações Públicas), Giovana Borges Dias (2° Relações Públicas), pelos colaboradores Melissa Urzedo Silva, Ricardo da Silva Theodoro dos Santos e José Carlos Soares Junior (Professor e Coordenado responsável).