O Projeto sobre a Regionalização da Saúde lançado no inÃcio deste ano pelo Governo de São Paulo foi debatido na última sexta-feira, 18, na sede da Fundação Pio XII em Fernandópolis. Com o objetivo de reestruturar e otimizar a rede de ambulatórios especializados e hospitais, o projeto visa a distribuição mais eficiente dos serviços de saúde no estado.
Participaram do debate em Fernandópolis representantes das Secretarias Municipais de Saúde das prefeituras que formam o CISARF – Consórcio Intermunicipal de Saúde, membros da Secretaria de Estado da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde.
Atualmente, os municÃpios destinam até 40% de seus orçamentos à área da Saúde. No entanto, graças a nova organização e estruturação da rede de saúde, espera-se uma melhora significativa nessa realidade. O Plano Diretor de Regionalização (PDR), implantado nas Regiões de Saúde em conformidade com o Pacto pela Saúde em 2007, promove uma abordagem que prioriza o papel das instâncias regionais, como os Departamentos Regionais de Saúde (DRS) e Colegiados de Gestão Regional (CGR).
Essas entidades desempenham um papel fundamental na identificação dos desafios de saúde, alocação de investimentos e implementação de programas destinados a reduzir as desigualdades regionais. O evento em Fernandópolis foi importante no avanço desse projeto estadual, demonstrando o compromisso conjunto das autoridades e organizações envolvidas em melhorar o sistema de saúde em São Paulo.