Esportes

Dia do atleta profissional no contexto do Fantasy Sports

Jogadores e treinadores de e-sports também celebram a data, especialmente os praticantes dos fantasy que comemoram a aprovação da Lei nº 14.790/2023


por Canal Dez
14/02/2024 às 10:56
Dia do atleta profissional no contexto do Fantasy Sports

https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-atleta-profissional.htm

Fevereiro é o mês do Atleta Profissional, profissão reconhecida desde 1998 pela antiga Lei nº 9615. O regramento indicava a necessidade das entidades de prática desportiva firmarem contratos formais de trabalho com os atletas, que passaram a ter seus direitos garantidos desde então. A partir disso, ficou estabelecido no Brasil o Dia do Atleta Profissional, 10 de fevereiro, com comemorações estendidas ao longo de todo o mês. Recentemente a lei foi atualizada, mas a data ainda é comemorada como forma de homenagear esses grandes exemplos de dedicação e perseverança. 

Quando se pensa em atleta vem logo à mente a atividade física, mas não podemos nos restringir a isso, visto que já há um entendimento consolidado de que a prática do esporte pode se dar também pela aplicação da habilidade, destreza e treinamento para alcançar os resultados positivos nas competições. Assim, vemos a importância da figura do treinador, a pessoa que vai guiar o atleta na busca das melhores performances e definir todas as melhores estratégias para que o time alcance a vitória. 

Com o Fantasy Sport não é diferente. Nessa modalidade de esporte eletrônico, conforme definido pela Lei nº 14.790/2023, os jogadores assumem a função de treinador esportivo virtual, planejando os melhores métodos e definindo os times que alcançarão o resultado positivo. “A figura do treinador virtual é uma evolução do próprio esporte”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Fantasy Sports (ABFS), Rafael Marcondes. Para ele todas as modalidades de esporte, sejam elas tradicionais ou virtuais, contribuem para a formatação social do indivíduo. “O Fantasy Sport reforça os princípios da Lei Geral do Esporte e da Carta Olímpica”. 

“O Fantasy Sport é a simulação de um esporte físico no qual o jogador assume o papel de técnico. Você vai escalar o seu próprio time. Assim como no Fifa você assume o papel de um jogador virtual, no fantasy sport você assume o papel do técnico esportivo virtual. Você vai ter 11 jogadores e você vai poder escolher entre todos os jogadores que participam do Campeonato Brasileiro, vamos supor, para estabelecer o time que melhor vai pontuar. Cada ação de cada jogador vai ter uma pontuação e ao final o praticante que montou a melhor seleção se destaca e acaba vencendo a competição. O esporte eletrônico é uma evolução do esporte”, pontua Marcondes. 

O governo brasileiro entende o esporte eletrônico como esporte, o que ficou ainda mais claro com a publicação da Lei do Fantasy Sport no final do último ano. Essa evolução da atividade vai, aos poucos e cada vez mais, ganhando o cenário de jovens brasileiros que amam o esporte. 

O que é o Fantasy Sports?
O fantasy sport é uma modalidade de esporte eletrônico no qual os participantes, conhecidos como treinadores virtuais, escalam equipes virtuais baseadas em jogadores reais de um evento real. Essas equipes disputam com base no desempenho estatístico dos jogadores escalados nas partidas reais. Entenda: https://www.youtube.com/watch?v=B7nb8yyzZyg